Bard: O ChatGPT da Google já está disponível
21 Março, 2023 0 Por Joel PintoA Google anunciou hoje a disponibilidade do Bard, o seu chatbot alimentado por inteligência artificial e que vem concorrer com o ChatGPT, da Open IA. No entanto, ao contrário deste ultimo, o Bard ainda está disponível de forma muito limitada.
Numa fase inicial o Bard esteve disponível apenas para os funcionários da Google. No entanto, o grupo anunciou hoje a abertura de uma fase de testes para o público. Atualmente, isso diz respeito aos utilizadores do Estados Unidos e do Reino Unido.
O Bard conta com um modelo de linguagem grande (LLM), especificamente uma versão leve e otimizada do LaMDA, e será atualizado com modelos mais novos, e melhores, ao longo do tempo. Baseia-se no entendimento da Google sobre a qualidade da informação. Poderá pensar num LLM como um mecanismo de previsão. Quando recebe um prompt, ele gera uma resposta selecionada, uma palavra de cada vez, as palavras que provavelmente virão a seguir. Escolher a escolha mais provável de cada vez não resultaria em respostas muito criativas, daí a necessidade de alguma flexibilidade. A Google também garante que quanto mais a sua ferramenta for utilizada, mais eficaz se tornará.
Podemos confiar a 100% no Bard? Embora os LLMs sejam uma tecnologia interessante, eles não são isentos de falhas. Por exemplo, como eles aprendem com uma ampla gama de informações que refletem vieses e estereótipos do mundo real, eles às vezes aparecem nos seus resultados. Eles também podem fornecer informações imprecisas, enganosas ou falsas ao apresentá-las com confiança. Por exemplo, quando solicitado à Google para partilhar algumas sugestões de plantas caseiras fáceis de cultivar, a inteligência artificial apresentou ideias de forma convincente… mas errou em algumas coisas, como o nome científico da algumas plantas.
Bard já está disponível para alguns utilizadores
Segundo a Google, o Bard é um complemento de seu motor de pesquisa, e eles realmente acham que os dois podem viver em conjunto. Pelo menos por agora.
Como tal, se estiver no Reino Unido ou nos EUA, pode ir a bard.google.com e testar a inteligência artificial. A Google garante que outros países poderão beneficiar em breve deste teste.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.