Autoridades Europeias preparam investigação à Microsoft por causa do Teams

Autoridades Europeias preparam investigação à Microsoft por causa do Teams

26 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Segundo está a ser revelado pela Reuters, as autoridades Europeias antitruste preparam-se para investigar a Microsoft. O objeto? o Microsoft Teams, o seu software de coordenação e colaboração de negócios, e agiria com base numa série de denúncias feitas pelo seu concorrente direto, o Slack.

O Slack, que aliás podemos considerar o inspirador software do Teams, já tinha apresentado queixa contra a Microsoft por concorrência desleal em 2020, quando a eclosão da pandemia de COVID-19 e o consequente recurso ao teletrabalho levaram a gigante de Redmond a acelerar Desenvolvimento do Teams: o argumento era que incluir a ferramenta no seu pacote de assinatura 365, que forçava os clientes a instalá-lo em muitos sistemas, ocultando o verdadeiro custo para as empresas. O Slack estava a pedir que o Teams fosse removido do pacote 365 e vendido separadamente a preços justos.

Mas aqui fica o que diz o Slack sobre o Teams:

O Slack oferece uma abordagem aberta e flexível que representa uma ameaça para a Microsoft porque é um veículo para tecnologia inovadora e de alta qualidade que compete com o restante da pilha da Microsoft e concede aos clientes a liberdade de criar soluções que atendam às suas necessidades. Queremos ser os 2% do seu orçamento de software que tornam os outros 98% melhores; A Microsoft sempre quer 100% do seu orçamento.

Microsoft Teams interface

Segundo a fonte, a Comissão Europeia enviou um novo conjunto de questionários à Microsoft, e esse é um procedimento bastante normal quando decide que quer investigar um caso com mais profundidade.

As palavras da Reuters revelam que a Comissão já havia investigado na época, mas superficialmente, e que agora avaliou que é oportuno entender melhor. Certamente o momento não favorece a Microsoft, que aparentemente já está sob observação de perto devido à aquisição da Activision Blizzard.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.