Em breve, autoridades deverão ter acesso às mensagens criptografadas das redes sociais

Em breve, autoridades deverão ter acesso às mensagens criptografadas das redes sociais

30 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Os governos do Reino Unido e dos Estados Unidos estão a preparar um tratado que visa obrigar as redes sociais a disponibilizar as mensagens criptografadas nas suas plataformas. Segundo as informações disponibilizadas pelos The Times, os dois governos estão a preparar-se para assinar um tratado, já no mês de Outubro, que obriga o Facebook ou outras redes sociais, a partilhar mensagens criptografadas com a polícia britânica e Norte Americana, para ajudar em algumas investigações, e casos “sérios”, como terrorismo ou pedofilia.

No entanto, existem limites para a disponibilização das mensagens, já que cada país não pode, segundo o tratado, espiar ou investigar os seus próprios cidadãos. Além disso, para os Estados Unidos, nenhum dado pode ser obtido das empresas britânicas, nos casos em que seja provável que a pena de morte seja aplicada.

Essa decisão ocorre através de condições muito tensas, com a secretária do Interior do Reino Unido, Priti Patel, a dizer que a criptografia ajuda os terroristas e os criminosos, enquanto a polícia continua presa com as suas investigações, onde essa protecção de dados é o maior inimigo.
O caso do assassinato de Lucy McHugh, uma criança de apenas 13 anos que foi assassinada, deixa de facto um gosto muito amargo à polícia, pois foi necessário aguardar pelo julgamento, ou seja, quase um ano após os factos, para que o Facebook finalmente tenha decido confirmar que Lucy, e o seu assassino, tenham realmente trocado mensagens na plataforma do Facebook Messenger.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.