AutoFocus: O primeiro álbum de sempre da Canon

AutoFocus: O primeiro álbum de sempre da Canon

12 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

A Canon revelou aquele que é o seu primeiro álbum de sempre, AutoFocus, criado em colaboração com a British Academy of Sound Therapy e já disponível no Spotify. AutoFocus foi especificamente concebido para ser reproduzido na mais recente inovação da Canon, o Light & Speaker ML-A – um altifalante com Bluetooth e função de iluminação.

A Canon sabe que os criativos são capazes de passar horas absorvidos na edição de cada imagem ou conteúdo. Com um vasto portefólio de câmaras e objetivas para documentar o mundo que nos rodeia, a empresa está agora a voltar a sua atenção para as horas despendidas a transformar o conteúdo captado em resultados criativos.

A compilação de sete faixas foi produzida como uma banda sonora para a criatividade e produtividade, apresentando 40 minutos de melodias para deixar os ouvintes num transe de concentração.

O álbum foi criado para a Canon por Lyz Cooper, especialista em psicoacústica e fundadora da British Academy of Sound Therapy, e Jimmy Day, do coletivo de produção musical LOYAL. Juntos, fundiram frequências mais altas e progressões de acordes mais quentes nas canções para favorecer a concentração.

O album AutoFocus inclui uma faixa de "pausa cerebral" (brain break) com oito minutos de duração, intitulada "Pause", composta para permitir aos ouvintes "desligarem-se" para conseguir uma saúde cerebral ótima.

"A nossa investigação na The British Academy of Sound Therapy demonstrou que, quando as pessoas entram num estado de relaxamento, podem surgir ideias e inspirações, bem como uma libertação do stress e da tensão mental, física e emocional. Isto ajuda o processo criativo a fluir mais livremente e evita a fadiga cerebral," comentou Lyz Cooper. "A cada 90 minutos, aproximadamente, recomenda-se que a faixa 'Pause' seja utilizada para guiar as pessoas para um estado de relaxamento. A peça começa de uma forma mais rítmica e depois dá lugar a sons relaxantes com tons longos e baixos e paisagens sonoras flutuantes. Após cerca de sete minutos, a música começa a tornar-se mais rítmica, o que ajuda a voltar a um estado mais desperto, e deixa as pessoas prontas para continuar o seu dia, revigoradas e relaxadas."

A criação do álbum foi inspirada por uma investigação, encomendada à OnePoll pela Canon Europa aquando do lançamento do Light & Speaker ML-A, a 2.000 adultos que trabalham ou estudam, que revelou que seis em cada 10 ouvem música enquanto fazem o seu trabalho ou trabalhos escolares em casa.

Por outro lado, 47% dos inquiridos afirmou ouvir canções selecionadas para os ajudar a concentrar-se, bastando apenas seis minutos de melodias para entrarem num 'flow' de boa concentração. O estudo concluiu também que 16% dos inquiridos teria dificuldade em trabalhar em casa sem música de fundo, e que quatro em cada 10 acham que trabalham mais e têm melhor desempenho quando estão a ouvir música.

AutoFocus já está no Spotify

Para além de melhorar a concentração, 40% das pessoas que ouvem música enquanto trabalham ou estudam afirmam que esta ajuda a passar o tempo, enquanto 35% afirma que torna as tarefas mais divertidas. Para 24%, ouvir música ajuda a entrar em "modo de trabalho", e para 17% aumenta a criatividade.

Finalmente, mais de um em cada 10 (11%) dos inquiridos criou mesmo listas de reprodução específicas para o tempo que passa a trabalhar ou a estudar.

O Light & Speaker ML-A é uma peça versátil, concebida para transformar os ambientes domésticos. Tem duas funções – lâmpada e altifalante –, ajudando os utilizadores a criar a atmosfera perfeita, quer desejem criar o ambiente para um jantar especial, concentrar-se enquanto trabalham a partir de casa ou dedicar-se à edição de conteúdos. O produto possui um braço inclinável e rotativo para proporcionar um foco de luz para qualquer espaço de trabalho, e o altifalante foi concebido especificamente para tocar música de fundo – ideal para quando precisa de se concentrar no trabalho que tem em mãos.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.