Áudio 3D com Dolby Atmos anunciado para o Apple Music

Áudio 3D com Dolby Atmos anunciado para o Apple Music

17 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Há algum tempo que se fala que o Apple Music estaria em vias de receber o áudio sem perdas… e a partir de agora isso deixou de ser um rumor, já que a Apple anunciou que a sua aplicação de streaming de musica trará melhor qualidade de áudio para os seus assinantes através do Áudio 3D com suporte para o Dolby Atmos. O áudio 3D oferece aos artistas a capacidade de criar experiências de áudio envolventes para os seus ouvintes, com som verdadeiramente multidimensional e clareza. Com canções adaptadas, o utilizador será capaz de “sentir” melhor o palco sonoro.

Por padrão, o Apple Music reproduz automaticamente faixas Dolby Atmos em todos os fones de ouvido (AirPods e Beats) que possuem o chip H1 ou W1, bem como nos altifalantes integrados nas versões mais recentes do iPhone, iPad e Mac. O Apple Music continuará a adicionar novas faixas Dolby Atmos e a fazer a curadoria de listas de reprodução Dolby Atmos especiais. Além disso, os álbuns disponíveis no Dolby Atmos são marcados com um logótipo na página de detalhes, com o intuito de facilitar a sua localização.

A aplicação também disponibilizará o seu catálogo de mais de 75 milhões de músicas em formato de áudio sem perdas. A Apple usa o ALAC (Apple Lossless Audio Codec) para preservar cada bit do ficheiro de áudio original. Para ouvir áudio sem perdas, os utilizadores que usam a versão mais recente do Apple Music podem activar a função em Configurações > Música > Qualidade de áudio.

Áudio de alta qualidade chega ao Apple Music sem custos adicionais

Resoluções diferentes podem ser seleccionadas, tal como para ligações diferentes, como rede móvel, WLAN ou para download. Os formatos sem perdas da aplicação começa com qualidade de CD, que tem 16 bits a 44,1 kHz (quilohertz) e vão até 24 bits a 48 kHz e podem ser reproduzidos nativamente em dispositivos Apple. Para verdadeiros audiófilos, o Apple Music também oferece Hi-Resolution Lossless, com até 24 bits a 192 kHz.

Esses novos recursos estarão disponíveis para os utilizadores do Apple Music a partir do próximo mês, sem qualquer custo adicional.