Audacity pede desculpas aos utilizadores e muda a sua política de privacidade
24 Julho, 2021Há algumas semanas revelamos aqui que foi descoberto que a famosa aplicação do Audacity estava a recolher os dados pessoais dos seus utilizadores, sem a sua autorização. Agora, a equipa responsável pela ferramenta veio a publico pedir desculpa aos utilizadores e aproveitou a oportunidade para revelar a sua nova política de privacidade, já que o grande problema terá sido a comunicação dessa situação.
No seu pedido de desculpas, a equipa do Audacity culpa o facto da política de privacidade ter sido elaborada como um texto interessante, o que resultou no uso de uma redacção pouco clara para muitas pessoas. Os programadores aprenderam com o erro e formularam a mesma:
“De agora em diante, forneceremos o contexto para as mudanças que faremos na política de uma forma amigável.”
Aqui fica o resumo das mudanças da privacidade do Audacity
- O texto foi adaptado para remover qualquer ambigüidade ou promover transparência, particularmente o facto de que não recolhem informações adicionais para fins de aplicação da lei ou qualquer outro propósito.
- Foi explicada a finalidade das duas funções de rede, relatório de erros e verificação de actualizações.
- Foram removidas as disposições que desencorajam as crianças menores de 13 anos de usar o Audacity.
- Foram tomadas medidas para garantir que nunca armazenarão um endereço IP completo, e fazem referencia a essa mudança no documento de política de privacidade.
- Foram feitas algumas mudanças na maneira como lidaram com os relatórios de erros para garantir que nunca armazenam informações potencialmente identificáveis.
Para quem não sabe, o Audacity é um software de áudio gratuito e de código aberto que já existe há anos. A recolha de dados tem incomodado muitos utilizadores, com razão, especialmente porque o software funciona localmente. Alguns já haviam pensado em criar um fork, para remover todos os elementos relativos a essa recolha de dados, e agora isso já não será necessário.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.