iOS 18 deverá ser a maior atualização da história do iPhone

iOS 18 deverá ser a maior atualização da história do iPhone

30 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Se acreditarmos no que está a ser avançado, o iOS 18 deverá ser a maior atualização de software da história do iPhone. Pelo menos é o que afirma Mark Gurman, o muito conhecido jornalista da Bloomberg, segundo o qual, além de uma série de recursos importantes baseados em inteligência artificial, “muito mais” está a chegar ao iPhone.

“Disseram-me que o novo sistema operativo é visto dentro da empresa como uma das maiores atualizações do iOS – se não a maior – da história da empresa. Com esse conhecimento, a conferência de desenvolvedores da Apple em junho deverá ser bastante emocionante.”

Não é a primeira vez que Mark Gurman fala sobre a próxima versão do sistema operativo do iPhone que a Apple anunciará durante a WWDC 2024 e que será lançada para o público por volta do mês de setembro. Entre as novas integrações de IA que serão integradas ao iOS 18, segundo rumores que circularam nos últimos meses, estarão:

  • Uma versão renovada do Siri, “mais inteligente” e capaz de explorar um novo sistema de inteligência artificial que incorpora a tecnologia de um grande modelo de linguagem
  • Integração de IA na aplicação Mensagens que pode “responder perguntas e completar frases automaticamente”
  • Novos recursos de IA para Apple Music para criar “playlists geradas automaticamente”
  • Integrando IA generativa em aplicações iWork ( Keynote, Pages e Numbers)
  • Adicionando recursos generativos de IA ao Xcode para ajudar os programadores a “escrever novas aplicações com mais rapidez”

A Apple teria planeado incorporar ao Siri um grande modelo de linguagem, capaz de funcionar inteiramente “no dispositivo” , também para permitir aos utilizadores conversas mais naturais e automatizar tarefas complexas, funcionalidade que implicaria uma integração mais profunda com os comandos da aplicação.

Não se pode descartar a possibilidade de que alguns desses recursos possam estar associados a uma forma de assinatura, como também poderá acontecer aos Samsung Galaxy no futuro. A Apple vem desenvolvendo o seu modelo LMM há algum tempo baseado num framework chamado internamente de “Ajax”, não muito diferente de outros grandes modelos de linguagem.

A inteligência artificial é um campo no qual a Apple está a investir muito, com várias equipas a trabalhar na solução de problemas de privacidade. Como frequentemente destacado, mesmo neste caso a Apple está a concentrar-se mais na proteção dos dados do utilizador do que em recursos avançados.

iPhone

RCS deverá mesmo chegar com o iOS 18

De momento não há mais detalhes sobre esses recursos que provavelmente também serão adicionados ao iOS 18, com suporte ao padrão de mensagens multiplataforma RCS (Rich Communication Services) para a aplicação Mensagens, o que irá melhorar e simplificar a troca de mensagens entre iOS e Android.

O iMessage ainda deve continuar a ser a configuração padrão para comunicação entre dispositivos Apple, mas o ‌‌‌‌RCS atuará como um substituto para SMS e MMS existentes, padrões suportados pela Associação GSM, que ainda permanecerão disponíveis quando necessário.

O protocolo RCS, lembramos, também permite a troca de mensagens via Wi-Fi, não apenas através de redes móveis, suporta fotos e vídeos com maior resolução, mensagens de áudio e ficheiros maiores, criptografia de chats entre utilizadores de ‌iPhone‌ e Android, indicadores reais digitação em tempo real, recibos de leitura, emojis e partilha de localização, e muito mais.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.