Atualização de segurança estraga funções essenciais do Windows 11

Atualização de segurança estraga funções essenciais do Windows 11

17 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

Segundo o que foi revelado pela Microsoft, a atualização de segurança que chegou com o KB5029263 para o Windows 11 22H2 também deve “reduzir o tempo de inicialização do sistema, para que possa aproveitar o seu computador ainda mais rápido”.

Com esta atualização de segurança empresa também fez alterações na interface para tornar o ajuste de brilho ainda mais preciso. Alem disso, também anunciou um reconhecimento muito mais eficiente de caracteres chineses manuscritos, bem como a a correção de um bug que causava lentidão nos SSDs, e encontrou uma solução para o fenómeno de widgets fixados desaparecerem inexplicavelmente da barra de tarefas.

A verdade é que a atualização acabou com todos esses problemas que afetava muitos utilizadores, e também resolveu o facto do ecrã e/ou a interface de áudio às vezes ficar fora de sincronia ao reiniciar o PC, depois de ter estado em modo de espera. Esse é um bug muito irritante que na maioria das vezes exigia a reinicialização do sistema para que esses acessórios finalmente se conectassem. Mas as boas notícias não ficam por aí, já que os utilizadores que utilizam uma VPN e sentiram uma desaceleração quando o seu PC está ligado a um router Mesh, a empresa também erradicou esse bug.

A instalação desta atualização de segurança cumulativa é automática e, embora teoricamente corrija alguns problemas, o Hub de Feedback do Windows 11 está a colecionar depoimentos de utilizadores insatisfeitos com a mesma. Segundo está a ser relatado por centenas de utilizadores, o sistema deles falha ao descarregar a atualização. Uma reinicialização do PC não resolve o problema, pois o patch é obrigatório. O computador tenta recuperar o ficheiro mas sempre sem sucesso, o que lança o utilizador num irritante loop infinito.

Atualização de segurança causa estragos no Windows 11

Muitos utilizadores afirmam que a atualização “estragou” alguns recursos do Windows 11. Apesar de terem conseguido instalar a atualização, alguns programas como o Microsoft Defender, o antivírus básico do sistema operativo, não mais estão acessíveis. Para outros, o File Explorer deixou de funcionar. O momento é, portanto, sério. Tanto a nível de segurança, com a impossibilidade de ligação ao Microsoft Defender como de funcionalidade, alguns internautas não conseguem utilizar o seu PC.

Infelizmente esta não é uma situação nova, e infelizmente é recorrente. A boa noticia é que afeta um numero muito limitado de utilizadores, mas ainda assim requer mais alguma atenção por parte da Microsoft.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.