Atenção aos televisores HDMI 2.1: Anda a ser vendido gato por lebre

Atenção aos televisores HDMI 2.1: Anda a ser vendido gato por lebre

14 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Com a chegada das consolas de nova geração, a PlayStation 5 e as Xbox Series X | S, começou a corrida às televisões, e monitores, com uma porta HDMI 2.1. Essa é a porta que garante que os utilizadores possam tirar o máximo de proveito das capacidades das suas novas consolas... mas será que conseguem mesmo?

Segundo está a ser revelado, existem dispositivos que estão a ser vendidos com porta HDMI 2.1, mas que na verdade contam com tecnologia antiga por trás. Por exemplo, a Xiaomi está a vender um monitor anunciado como contando com porta HDMI 2.1, mas que não oferece todas as funções que deveriam estar presentes. A organização responsável pelo licenciamento HDMI confirmou essa situação.

No entanto, é preciso notar que a Xiaomi não está a enganar os utilizadores, já que ela pode anunciar, e vender, o dispositivo como tendo HDMI 2.1, embora ele não atenda a todos os seus requisitos.

"Os dispositivos já não podem ser certificados para 2.0", escreve o porta-voz da HDMI.org, Douglas Wright.

Literalmente, o que ele está a afirmar, é que o HDMI 2.0 já não existe, e como tal, os dispositivos não devem depender da conformidade com 2.0, uma vez que ele já não é referenciado. Ou seja, os recursos do HDMI 2.0 agora fazem parte de um subconjunto do 2.1.... e é esse que é certificado, e revelado pelas marcas.

HDMI 2.1

Há monitores e televisores a serem vendidos com HDMI 2.1 que na realidade não o são

Para piorar as coisas, todos os novos recursos, e funções associados, ao HDMI 2.1 são opcionais (isso inclui FRL, as maiores larguras de banda, o VRR, o ALLM e tudo mais). Quando um dispositivo afirma estar em conformidade com 2.1, ele também deve declarar quais os recursos que oferece suporte para que não haja confusão. Segundo as informações, isso significa que teoricamente todos os dispositivos com uma ligação HDMI 2.x devem ser rotulados como HDMI 2.1, mesmo que, em última análise, tenham apenas as funções da presentes no HDMI 2.0.

O que isso significa para o consumidor? Ele tem que olhar com muito cuidado para o que os dispositivos oferecem, e até deve ser boa ideia ignorar a declaração HDMI 2.1. Teremos de ver com muito cuidado o que as portas das televisões, e monitores, suportam ou não... que para o consumidor comum vai leva-los a induzir em erro. Ou seja, comprar um televisor, ou monitor, com uma porta HDMI 2.1, não vai garantir que ela vá permitir tirar todo o proveito da sua nova consola.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.