Ataque ao Outlook, Hotmail e MSN são maiores do que a Microsoft diz
16 Abril, 2019Há algum tempo que a Microsoft tem sido vítima de pirataria nos seus serviços de correio, como Outlook, Hotmail ou MSN. A empresa de Redmond disse ao Techcrunch que a pirataria afectou apenas um “número limitado de utilizadores” entre 1 de Janeiro e 28 de Março de 2019. Ao confirmar que os seus serviços foram invadidos, a Microsoft moderou a situação:
Os nossos dados dizem-nos que as informações relacionadas à conta (mas nenhum conteúdo de e-mail) pode ter sido acedido, mas a Microsoft não tem informações sobre o motivo pelo qual ela foi visualizada ou como foi usada. Como resultado, pode receber e-mails de spam ou phishing. […] É importante notar que a sua senha não tenha sido divulgada.” Disse a Microsoft ao pessoal do Techcrunch.
No entanto, uma fonte próxima ao hacker contactou o pessoal do site Motherboard e disse que a invasão do Outlook, do Hotmail e do MSN é muito pior do que é anunciado pela Microsoft.
Segundo o pessoal do Motherboard, o hacking teria permitido que os hackers acedessem ao conteúdo dos email, ao contrário do que a Microsoft alegou. A empresa de Redmond também mudou a sua versão desde que indica que algumas mensagens foram de facto consultadas, mas isso afectaria apenas 6% das contas. Além disso, a fonte da Motherboard diz que os hackers tiveram acesso às contas hackeadas durante quase seis meses, não apenas três meses, como a diz a Microsoft. Por outro lado, a Motherboard confirma a declaração da empresa, indicando que nenhuma conta corporativa foi alvo dos hackers.
Por enquanto, não sei a extensão da pirataria que afetou as contas do Outlook, do Hotmail e do MSN. Como medida de segurança, a Microsoft recomenda que altere a password da sua conta, caso ainda não o tenha feito.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.