Ataque cibernético faz parar grandes telescópios

Ataque cibernético faz parar grandes telescópios

3 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Desde o passado dia 1 de agosto, a National Science Foundation (NSF), responsável por vários grandes telescópios nos Estados Unidos, sofreu um violento ataque cibernético que prejudicou parte das suas operações.

Os telescópios, normalmente ligados em rede, foram desligados ou são operados manualmente pelas equipas no local. Este ataque também impactou o trabalho de investigação de muitos estudantes e investigadores, levando à perda de dados científicos valiosos.

O ataque começou a 1 de agosto e os seus efeitos são de longo alcance. Em resposta a estes ataques direcionados, vários telescópios (incluindo o Gemini. Gemini North no Havai e o Gemini South no Chile) foram temporariamente desligados. No dia 9 de agosto também foram desligados outros telescópios administrados pela mesma instituição, incluindo vários de renome (SOAR, Victor M. Blanco, entre outros).

A origem do ataque ainda não foi divulgada, mas este último levantou questões sobre as motivações dos atacantes e como eles atacaram essas instalações. Especialistas em segurança de computadores agora acreditam que os hackers podem nem saber que estavam a atacar telescópios científicos.

Hackers podem nem saber que estão a atacar grandes telescópios

O NOIRLab, que supervisiona estes telescópios, está a trabalhar com as autoridades para prevenir futuros ataques deste tipo. A natureza do ataque surpreendeu alguns especialistas porque teve como alvo uma série de telescópios de última geração. Esta situação levou a NSF a reforçar as suas medidas de cibersegurança e formação, uma vez que esta área não era anteriormente considerada um alvo importante por hackers e outros grupos de hackers.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.