Asus anuncia o novo ROG Phone 8 na CES 2024
9 Janeiro, 2024Tal como estava previsto, a Asus utilizou o palco da CES 2024, que abriu ontem as suas portas, para anunciar uma nova série de smartphones, a ROG Phone 8. E como pode ter percebido pelo nome, trata-se da nova geração de smartphones para jogos, que é composta pelo modelo padrão e um modelo Pro.
Vamos começar por falar no seu design, já que este Asus ROG Phone 8 é o primeiro dispositivo da chamada #Gen3 que mantém as características distintivas da gama, mas distorce-a em muitos aspetos. O modelo 2024 é muito mais fácil de utilizar do ponto de vista do manuseio, graças ao seu tamanho e peso reduzidos, apesar de um ecrã de dimensões idênticas.
E já que falamos do ecrã, ele conta com um painel LTPO OLED E6 de 6,78 polegadas com resolução FullHD+, taxa de refrescamento de até 165Hz (é adaptativo de 1 a 120 Hz) e brilho máximo igual a 2500 nits. Este ecrã ocupa cerca de 94% da parte frontal do equipamento.
Na parte traseira, o design do compartimento fotográfico muda em relação ao antecessor, mas o logótipo Aura RGB Lightning permanece. Os gatilhos (zonas sensíveis à pressão) continuam presentes para adicionar possibilidades de controlo aos jogadores. O ROG Phone 8 também é o primeiro smartphone para jogos que conta com a certificação IP68.
No seu interior temos o atual melhor chip da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3 que pode contar com muita energia de sobra (e há também o Modo X que aumenta ainda mais as frequências de clock da CPU), também pelos recursos associados a inteligência artificial, e em quantidades de memória mais que suficientes: encontramos na verdade 12, 16 ou 24GB de RAM e 256, 512GB ou 1TB de armazenamento interno UFS 4.0, mas que não é expansível.
Apesar de ser um smartphone para jogos, o ROG Phone 8 conta com um respeitável setor fotográfico com três sensores. O principal é o Sony IMX890 de 50MP, estabilizado opticamente pelo sistema Hybrid Gimble Stabilizer 3.0 que estabiliza o sensor em seis eixos. Já os outros dois sensores presentes são uma lente ultra grande angular de 13MP e uma teleobjetiva de 32MP com zoom óptico de 3x.
Graças também à implementação de algoritmos baseados em inteligência artificial, a ASUS desenvolveu um dispositivo capaz de fotografar com zoom de 10x sem perda de qualidade ( zoom Hyper Clarity AI ) e atingir zoom de 30x. Há também o Modo Super Noite, também habilitado ao fotografar pelo sensor telefoto. Na frente de gravação de vídeo, é lançado o recurso Super HyperSteady (melhora a estabilização da imagem).
A inteligência artificial, no entanto, não se limita ao setor fotográfico, mas também se junta à alma gamer do ROG Phone 8: na verdade, existem quatro recursos de IA projetados para jogadores: Modo de fundo, X Capture, AI Grabber e X Sense. Também encontramos outros recursos de IA, como Pesquisa Semântica (entre as configurações, no launcher e na aplicação Galeria), AI Wallpaper (usa tecnologia de Difusão Estável) e tecnologia de cancelamento de ruído de IA (cancelamento de ruído bidirecional durante uma comunicação, chamada ou chamada de vídeo).
A presença do Snapdragon 8 Gen 3 traduz-se num setor de conectividade bastante respeitável: suporte para redes 5G , Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.3 . Há ainda NFC , GPS ( banda dupla) e porta USB-C dupla (uma na parte inferior e outra na lateral esquerda), característica peculiar do ROG Phone, com suporte aos padrões DisplayPort 1.4 e OTG. Na borda inferior também encontramos um conector de áudio de 3,5 mm.
A bateria interna do aparelho é de 5500mAh, resultado do trabalho combinado de duas células de 2.750 mAh, um pouco menos espaçosa que a do antecessor, mas, no papel, capaz de fornecer resultados semelhantes em termos de autonomia (um dia inteiro segundo o empresa). Há também suporte para carregamento rápido com fio de 65W (carregador incluído) que permite uma carga completa em 39 minutos; há também suporte para carregamento sem fio ( padrão Qi 1.3) de 15 W.
O último aspeto a considerar é o software: o ROG Phone 8 chega ao mercado com Android 14, que é atualmente a versão mais recente disponível do sistema operativo da Google. As personalizações da Asus, tanto através do ROG UI como do Zen UI, não são invasivas, mas proporcionam ao utilizador uma experiência quase padrão.
Asus ROG Phone 8 Pro com apenas uma pequena diferença
Além do modelo padrão, a ASUS também oferece o seu smartphone para jogos na variante Pro que difere do padrão apenas na área traseira. Em vez do logótipo retroiluminado da ROG, na verdade, encontramos uma matriz de LED programável composta por 341 Mini-LEDs que constitui o chamado display Anime Vision Mini-LED: ainda incorpora o logótipo da marca, mas permite aos utilizadores expressar melhor o individualidade e criatividade próprias através de animações predefinidas ou desenvolvidas pelo próprio utilizador.
Preço e disponibilidade ASUS ROG Phone 8
Chegados a este ponto, basta falar sobre a disponibilidade e os preços da série ASUS ROG Phone 8. Os smartphones também chegarão a Portugal e as pré-encomendas ficarão ativas até 31 de janeiro. No que diz respeito aos preços, a série ROG Phone 8 começa nos 1099euros, solicitado para o modelo básico com 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, que pode ser adquirido nas cores Rebel Grey e Phantom Black.
Para o modelo Pro a tabela de preços começa nos 1199 euros, enquanto para o modelo Pro Edition (que também inclui o AeroActive Cooler no pacote ) pode custar até 1499 euros, mas estes últimos estão disponíveis apenas na cor Phantom Black.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.