Asus acaba com o root nos seus smartphones Zenfone
7 Agosto, 2023Uma das maiores vantagens do sistema operativo Android é a sua grande flexibilidade. É possível personalizar o sistema em diferentes graus, por exemplo, modificando o iniciador de aplicações, ou mesmo descarregando um pacote de ícones da Play Store. Se quiser ir ainda mais longe e modificar o sistema em profundidade, muitas vezes é necessário fazer o root no Android. Simplificando, essa manipulação concede ao utilizador todos os direitos sobre o seu smartphone, o que permite que faça mais ou menos o que quiser.
Um pré-requisito para o root é desbloquear o seu bootloader. Este pequeno programa atua como intermediário entre o sistema operativo Android e o dispositivo. É ele o responsável por iniciar o seu smartphone. Por padrão, ele é bloqueado justamente para evitar grandes alterações no Android, sejam elas acidentais ou propositadas.
No entanto, sem ter havido um anúncio oficial, a Asus teria bloqueado a possibilidade de desbloquear o bootloader dos seus smartphones Zenfone, o que por extensão impede que os mesmos possam ser rooteados.
Quando um utilizador percebe que não consegue mexer no bootloader do seu Zenfone 9, ele entra em contacto com o suporte técnico da Asus para questionar quando isso será possível. De fato, não é incomum que as fabricantes implantem o recurso que permite o seu desbloqueio após o lançamento de um modelo. No entanto, o surpreendente foi resposta do suporte da empresa:
“[…] encaminhamos a sua dúvida para a nossa central de reparações e eles informaram-nos que desbloquear o bootloader não é possível e não será possível no futuro”. O serviço especifica que isso é válido para o Zenfone 9 e Zenfone 10.
Asus proíbe root nos Zenfone 9 e Zenfone 10
Nenhuma outra explicação foi dada e atualmente é impossível saber os motivos que levaram a Asus a tomar tal decisão. Mesmo que fazer root em smartphones Android não seja tão comum como era há alguns anos, remover totalmente a capacidade de fazer isso não faz muito sentido.
É provável que o descontentamento aumente o suficiente entre os utilizadores para que a Asus se expresse rapidamente sobre o assunto. Em 2018, a Xiaomi teve que negar oficialmente que queria impedir que os seus smartphones fossem rooteados.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.