Armazenamento UFS 4.0 está a chegar aos smartphones

Armazenamento UFS 4.0 está a chegar aos smartphones

3 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Os smartphones são cada vez mais rápidos, já que os seus processadores estão cada vez mais potentes, e a memoria RAM também está cada vez mais rápida, principalmente desde a chegada da RAM LPDDR5. No entanto, no que toca ao armazenamento interno, o mais rápido é o UFS 3.1, que já tem alguns anos, mas o UFS 4.0 está a chegar.

Actualmente, em termos de memória de armazenamento, os smartphones costumam utilizar módulos UFS ( Universal Flash Storage ) que vão desde o UFS 2.x para modelos de gama média até UFS 3.x para topos de gama, o que permite atingir velocidades de transferência mais altas.

A próxima geração, o UFS 4.0, já foi validada pela JEDEC e dobra as velocidades de transferência para 23,2 Gbps por pista em relação à versão 3.1, reduzindo ainda o seu consumo de energia.

A especialista em memória, a Samsung, anunciou um primeiro módulo UFS 4.0 no passado mês de Maio, e que aproveita o seu V-NAND de 7ª geração com capacidades de até 1TB. Esta memória de armazenamento de smartphones high-end deverá chegar massivamente no próximo ano, já que a Samsung anunciou que planeou o lançamento da produção em massa, e que o mesmo chegará aos primeiros produtos já em 2023.

UFS 4.0

Samsung anuncia produção em massa do chips UFS 4.0

Resta, portanto, ver se será um dos pontos fortes da futura gama de smartphones Galaxy S23, que certamente não incorporarão qualquer chip Exynos, serão alimentados por memoria UFS 4.0.

A empresa coreana indica novamente que essas novas memórias UFS 4.0 possibilitarão o processamento de grandes quantidades de dados para fotos e vídeos de alta resolução, jogos exigentes ou aplicações de realidade aumentada / virtual.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.