Aquisição da Activision-Blizzard por parte da Microsoft está em risco
1 Fevereiro, 2022Há não muito tempo a Microsoft anunciou ao mundo a sua intenção de adquirir a Activision-Blizzard, num valor que ronda os 68,7 biliões de dólares. Naturalmente, este negocio passaria a ser o maior alguma vez efectuado na industria, e faria com a Microsoft ficasse na posse de um dos mais adorados estúdios de videojogos do planeta.
No entanto, as empresas nunca esconderam que o termino do negócio poderia demorar anos a ser finalizado, com as melhores previsões a apontarem para o meio do ano de 2023. Agora, parece que algumas entidades competentes podem não ser a favor deste negócio.
Segundo informações que estão a ser anunciadas pela Bloomberg, o Departamento de Justiça dos EUA (FTC), decidiu agora intervir, e vão rever todo o negócio. E o facto da FCT ter decidido intervir, não é uma boa noticia para a Microsoft.
Lina Khan, presidente do órgão regulador dos EUA, há muito defende uma abordagem mais dura na revisão de aquisições, especialmente as das maiores empresas de tecnologia, que ela diz serem capazes de tirar vantagem do seu domínio num sector de actividade para se impor em outros mercados.
FTC decide intervir no negócio entre a Microsoft e a Activision-Blizzard
Sob a sua liderança, a agência entrou com uma acção para bloquear duas grandes aquisições, a saber, o plano da Nvidia de comprar a ARM, e a aquisição da Aerojet Rocketdyne pela Lockheed Martin… ambos abortados por esse motivo.
A Microsoft terá, portanto, que lutar para obter a luz verde para a sua aquisição. A situação será semelhante em outras regiões do mundo onde os diversos reguladores também terão que validar, ou não, essa transacção. Na Europa, a Comissão Europeia dará a sua decisão, e parece que está longe de ser conquistada. Por exemplo, a Google teve que fazer várias mudanças para ver validada a sua aquisição da Fitbit… e estávamos perante um negocio de uma dimensão muito inferior, já que envolvia “apenas” 2,2 biliões de euros.
A Microsoft já disse que espera que a aquisição da Activision seja concluída em Junho de 2023, então ainda temos tempo antes de ver se a FTC, e outros reguladores, aprovarão ou não este acordo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.