Oficial: Apple suspende as vendas do iPhone 7 e iPhone 8 na Alemanha
5 Janeiro, 2019A disputa legal em andamento entre a Apple e a Qualcomm não mostra sinais de redução, com o mais recente golpe a chegar da fabricante de chipsets móveis. Segundo novas informações, o Tribunal Distrital de Munique ordenou que a Apple suspende-se as vendas do iPhone 7 e do iPhone 8, e após isso, os modelos em questão foram retirados do site e das lojas alemãs da Apple. Segundo a decisão, esses dois modelos infringem uma patente da Qualcomm relacionada à economia de energia, particularmente aqueles com um chip da Qorvo e um modem da Intel.
A decisão realmente ocorreu no mês passado, mas só entrou em vigor depois de a Qualcomm ter disponibilizado mais de 1,5 bilião de dólares em títulos de dívida. Atualmente, o site oficial alemão da Apple está a vender apenas o iPhone X, o iPhone XS e iPhone XS Max. Como esperado, a Apple vai recorrer da decisão, mas pode demorar um pouco até que consiga vender novamente o iPhone 7 e o iPhone 8 naquele país, pelo menos oficialmente. A fabricante do iPhone enfrentou recentemente uma situação semelhante na China, mas uma atualização de software oportuna permitiu que continuasse a vender todos os modelos do iPhone na região do extremo leste.
No entanto, parece que não há nenhuma forma fácil de contornar a decisão judicial mais recente. Não está claro se os vendedores e as lojas locais também cumprirão a ordem do tribunal. No entanto, a Qualcomm espera que todos os vendedores respeitem a decisão. Vale a pensa ressaltar que a Amazon e a parceira da Apple, Gravis, ainda estão a vender a linha iPhone 7 e iPhone 8 na Alemanha, portanto é altamente provável que os lojistas continuem a vender esses dispositivos.
A Apple está a vender muito menos, os seus últimos iPhones, do que era esperado, e dado que a Alemanha é um dos maiores mercados europeus, pode ter um efeito adicional em outros países europeus também, diminuindo ainda mais as vendas. Empresas de tecnologia, como a Qualcomm, muitas vezes litigam na Alemanha porque o sistema judicial é mais rápido do que nos outros países quando se trata de decisões relacionadas a patentes.
Se a Apple conseguir recorrer com sucesso da decisão, os 1,52 biliões de dólares serão usados para compensar a perda de receita durante esse período.
Sandro Sotto
Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.