Já era: Apple revoga conta de programador da Epic Games

Já era: Apple revoga conta de programador da Epic Games

30 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Era algo esperado, de um duelo de titans que ainda agora começou. E tal como estava planeado, a Apple encerrou ontem a conta de programador do estúdio por trás do Fortnite, e isso significa que oficialmente os jogos da Epic Games já não estão disponíveis para os dispositivos da empresa da maça.

Numa declaração concisa divulgada pela Apple, lemos o seguinte:

“Lamentamos ter encerrado a conta da Epic Games na App Store. Trabalhamos com a equipa da Epic Games durante tantos anos e nos seus lançamentos e diferentes versões. O tribunal recomendou que a Epic cumprisse as directrizes da App Store enquanto o caso estava a ser tratado, as directrizes que seguiram nos últimos dez anos antes de tudo isto iniciar.”
Acrescentado ainda:

Epic recusou. Em vez disso, eles continuaram a oferecer actualizações do Fortnite que foram pensadas, e projectadas para violar as regras da App Store. Isso não é justo para todos os outros programadores da App Store e, em última análise, estavam clientes de que iriam sofrer as consequências. Esperamos poder trabalhar juntos no futuro, mas, infelizmente, de momento, isso não é possível. ”

Epic Games já não tem jogos disponíveis para dispositivos Apple

A Apple já havia avisado que tal acção seria tomada no dia de ontem. A empresa de Cupertino disse que ficaria mais do que feliz em reautorizar o Fortnite na App Store, mas somente se a Epic quiser respeitar as regras da sua loja, mas parece que o estúdio decidiu manter suas posições.

A situação está longe de ser resolvida, e hoje é muito difícil saber quem vai ganhar o caso. Certo é que, a menos que cheguem a um entendimento, este é um assunto que vai demorar anos a ser resolvido. No fim, quem mais perde são os utilizadores dos dispositivos da Apple que se vêm privados de alguns jogos, e um dos mais jogados de todos os tempos, o Fortnite.