Apple retira certificados Enterprise Developer ao Facebook

Apple retira certificados Enterprise Developer ao Facebook

31 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Ainda ontem abordei aqui um tema sensível, onde expliquei que o Facebook pagou a utilizadores para que estes usassem uma aplicação, e essa aplicação recolhe mais informações do que eram aceitáveis... alias, a aplicação simplesmente tinha acesso a toda e qualquer informação nos dispositivos dos utilizadores, mas sobre isso já falei aqui.

E já no final desse artigo, informei que estava curioso por saber qual a resposta da Apple relativamente ao que aconteceu, já que parecia que o Facebook andou a brincar com a empresa da maça... mais cedo do que esperava, eis a resposta:

"Desenvolvemos o nosso Enterprise Developer Program exclusivamente para distribuição interna de aplicações dentro de uma empresa. O Facebook usou a associação para distribuir uma aplicação de recolha de dados aos consumidores, o que é uma clara violação do acordo com a Apple. Qualquer desenvolvedor que usar os seus certificados de empresa para distribuir aplicações aos consumidores será revogado de seus certificados, o que, neste caso, fizemos para proteger os nossos utilizadores e os seus dados. "

Interessante aqui é também o uso do plural de certificado, a saber, que a Apple provavelmente retirou todos os certificados corporativos ao Facebook. Que a Apple teve que reagir aqui é óbvio. Há anos que a empresa vem pregando que a privacidade dos utilizadores é um bem que deve ser protegido. Naturalmente, não é tão bom como um desenvolvedor de aplicações - que neste caso também é chamado de Facebook - usa de forma incorreta um certificado corporativo para aceder aos dados dos utilizadores do iPhone. Se eles concordaram ou não, é outro história, mas pode-se supor que a maioria dos utilizadores da aplicações de pesquisa, não estava ciente do que eles recolhem com a aplicação.

Sei mais uma vez que o Facebook foi apanhado a fazer "jogo sujo" e para já foi punido pela Apple, e vamos ver se não haverá utilizadores que vão para a justiça acusar a empresa da recolha indevida de informação, e solicitar uns milhões de indemnização.

 

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.