Apple responde às criticas em torno da substituição da bateria do iPhone por terceiros

Apple responde às criticas em torno da substituição da bateria do iPhone por terceiros

17 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

No passado dia 8 informamos aqui que a Apple se estava a preparar para limitar a substituição das baterias do iPhone na Apple Store, ou em agentes autorizados. Na ocasião, explicamos que isso iria acontecer porque a empresa fez alterações no iOS 13, que impede a visualização do status da bateria, quando a mesma for substituída por um agente não autorizado.

E o que isso significa?

Significa que a bateria irá efectivamente funcionar no dispositivo, mas o status não irá ser lido pelo sistema operativo, e como tal não vai surgir a percentagem da bateria, e como tal o sistema não vai conseguir activar o modo de economia de energia, e como tal desactivar e/ou activar “a suavização de desempenho”, uma função que reduz o desempenho do processador quando a capacidade da bateria é reduzida, para evitar desligamentos inesperados.

Outro facto que mais preocupa os utilizadores, é o facto de que com isso, nunca saberão a percentagem de bateria que ainda possuem nos seus equipamentos, e com isso, ficarem sem energia nos seus smartphones a qualquer momento, e nunca terem um aviso de que a bateria vai faltar.

Como devem imaginar, essa situação revoltou milhares de utilizadores um pouco por todo o mundo, e agora a Apple vem responder a essas criticas. Numa resposta enviada ao pessoal do iMore, a Apple diz o seguinte:

“No ano passado, lançamos um novo recurso para avisar os clientes quando uma bateria era substituída por um técnico não certificado. Seguindo os procedimentos de reparação da Apple, esta informação está lá para ajudar a proteger os nossos clientes das baterias danificadas, de baixa qualidade ou usadas, que podem levar a problemas de segurança e/ou desempenho” .

Com isto está a querer dizer que muitos utilizadores substituem as baterias dos seus equipamentos em locais que pensam ser certificados e não o são. Com essa nova funcionalidade, os utilizadores de imediato sabem se é ou não certificado.

A Apple acrescenta ainda, que a notificação não afecta o uso do iPhone após o reparação não autorizado, no entanto a mesma esconde as informações das saúde da bateria … pode-se, no entanto, perguntar se tudo isso não é paradoxal.
Para terminar, e porque a maior polémica está a surgir nos EUA, a empresa informa que tem cerca de 1800 postos de reparação autorizados no país.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.