Apple regista o nome “xrOS” para o seu headset de realidade virtual

Apple regista o nome “xrOS” para o seu headset de realidade virtual

5 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Apple confirmou o registo do nome “xrOS” junto das autoridades americanas. Sem ser uma prova direta, esta nova manobra confirma as fortes suspeitas em torno da Apple. As equipas de Tim Cook estão a trabalhar num headset de realidade mista há meses. E se tivermos em consideração ao que diz o Bloomberg, o seu lançamento está previsto para acontecer no início de 2023.

Há alguns meses, a Apple já havia protocolado o nome “RealityOS” com a entidade americana, mas o projeto parece ter sido abandonado pelas equipas de marketing da Apple. Uma empresa de Delaware (estado americano) tem o mesmo nome e a confusão pode ter prejudicado a Apple, que não quis correr o risco de entrar em disputas legais.

É, pois, sob este novo nome “xrOS”, referindo-se a uma “realidade alargada” que a Apple deverá apresentar o seu sistema operativo. Nos últimos anos, Tim Cook tem trabalhado muito internamente para posicionar a empresa de Cupertino no emergente mercado de realidade mista.

Enquanto Steve Jobs permanece no imaginário coletivo como o homem por trás do Mac, do iPhone e das ferramentas digitais que usamos todos os dias, Cook também quer deixar a sua marca na história da Apple. O chefão da empresa quer escrever uma nova página na história e ela poderá ser a realidade mista.

Hoje, várias empresas estão interessadas neste campo. O grupo Meta (antigo Facebook) parece ser o mais avançado, tendo o seu próprio Metaverso (Horizon World). A Apple poderia entrar nesse mercado bem cedo, como a empresa fez com o iPhone “inventando” o conceito de smartphone para o grande público com seu primeiro iPhone.

xrOS será o nome do sistema operativo do headset da Apple

xrOS

A agência de notícias especializada Bloomberg explica no seu último artigo que as ambições de Tim Cook em relação à realidade mista são muito altas. O desenvolvimento interno está muito avançado e a Apple já não pode voltar atrás. A marca da maçã acabará por comercializar um headset de realidade mista, restando a última pergunta sem resposta para saber quando esse produto verá a luz do dia.

Já se passaram seis anos desde que a Apple lançou novos produtos. Os AirPods, lançados em 2016, são a mais recente aventura da Apple. Nos últimos anos, desenvolveu muito dos seus serviços, com a chegada do Apple TV+ e do Apple Arcade.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.