Apple proíbe aplicações que recompensem utilizadores por permitirem o rastreamento

Apple proíbe aplicações que recompensem utilizadores por permitirem o rastreamento

27 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

Com a chegada do novo iOS 14.5, e do iPad 14.5, a Apple melhora cada vez mais as questões de privacidade, e por defeito bloqueia o rastreamento feito pelas aplicações, obrigando-os a solicitar a devida autorização aos utilizadores, que não são forçados a aceitar. E como deve imaginar, os grandes estúdios de programação já procuram formas de contornar essa situação.

E bem ciente da situação, a Apple revela que as aplicações ficam já proibidas de recompensar os utilizadores do iPhone, e do iPad, com o intuito de os incentivar a activar o rastreamento do iOS 14.5. A Apple ameaça mesmo banir essas aplicações, já que a activação do rastreamento de anúncios deve ser decidida pelo utilizador, de livre e espontânea vontade.

Aqui fica a mensagem da Apple sobre esse assunto:

Não ofereça vantagens para fechar o negócio sob demanda. Você não pode compensar as pessoas por conceder a sua permissão, e você não pode reter a funcionalidade, conteúdo ou tornar a sua aplicação inutilizável até que as pessoas permitam que os siga.

Em caso de não conformidade com as regras, a Apple não hesitará: a aplicação será removida da App Store.

Apple proíbe incentivos aos utilizadores para aceitarem o rastreamento

Além disso, a Apple indica que as aplicações podem exibir uma mensagem personalizada antes que o pop-up apareça para fazer a escolha. Esta mensagem pode detalhar quais os dados que são recolhidos. Mas, neste caso, as aplicações devem usar as palavras "Continuar" ou "Avançar" para ir para o próximo ecrã e não "Permitir", para não confundir o utilizador. O Facebook oferece apenas este ecrã personalizado:

rastreamento

O iOS 14.5 está disponível desde ontem, e este pop-up para permitir, ou negar o rastreamento de publicidade é um dos principais novos recursos.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.