Apple perde o terceiro lugar dos maiores fabricantes de smartphones do mundo

Apple perde o terceiro lugar dos maiores fabricantes de smartphones do mundo

9 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

Segundo os dados mais recentes da IHS Markit, a Apple acaba de perder o terceiro lugar na lista de maiores fabricantes de smartphones, do mundo.
Depois de no ano passado ter perdido a segunda posição para a Huawei, a Apple agora perde o terceiro lugar para outra fabricante chinesa, a OPPO.

Apple é destronada pela Oppo

A Apple teria entregue 35,3 milhões de iPhones entre Abril e Junho, enquanto a Oppo vendeu cerca de 36,2 milhões. A Samsung manteve-se no primeiro lugar com 75,1 milhões de unidades vendidas e a Huawei continua a progredir, apesar dos reveses com o governo dos EUA, entregando cerca de 58,7 milhões de smartphones, no mesmo período de tempo.

Apesar de as quebras nas vendas já se verificarem à algum tempo, a verdade é que as vendas do iPhone caíram mais abruptamente no último trimestre, para representar menos da metade do volume de negócios da Apple (48%). A primeira, enquanto a empresa de Cupertino tem confiado durante muito tempo no seu principal smartphone, que por muito tempo representou dois terços da sua receita.

Em causa deverá estar a falta de novos recursos dos modelos mais recentes e preços astronómicos praticados pela Apple, mas também um contexto particularmente sombrio de vendas de smartphones no mundo, enquanto as renovações são mais raras do que antes. No entanto, isso não explica tudo, já que a Huawei se saiu muito bem e tem até o luxo de registar um forte crescimento, apesar do seus muitos contratempos com o governo dos Estados Unidos.

"Depois de um excelente primeiro trimestre, a Huawei tem sido uma das poucas fabricantes de smartphones a reverter a tendência geral negativa do mercado ao aumentar as vendas na China", disse Jusy Hong, diretor de pesquisa e análise da IHS Markit.

Apesar de não ter sido feito qualquer comentário a esse respeito, provavelmente se não tivessem surgido os conhecidos problemas com o governo dos Estados Unidos, provavelmente a Huawei hoje estaria muito mais perto das vendas da Samsung.
E não nos podemos esquecer, que a fabricantes chinesa, é praticamente inexistente no mercado Norte Americano (no negócios de smartphones), e com esse mercado, há muito que a Huawei já teria passado a Samsung.

VIA

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.