Apple pensa em bateria de hidrogénio para os seus iPhones e MacBooks

Apple pensa em bateria de hidrogénio para os seus iPhones e MacBooks

2 Outubro, 2020 1 Por Joel Pinto

As baterias continuam a ser o elo mais fraco dos nossos aparelhos electrónicos, já que de facto não permitem uma longa autonomia se comparado com as baterias com meia dúzia de anos. Os nossos smartphones, tablets e outros laptops raramente têm mais do que um dia inteiro de bateria. E essa duração é limitada a algumas horas quando o aparelho em questão é muito utilizado. A incorporação de baterias maiores obviamente poderia resolver o problema, mas não é uma solução possível, já que aumenta o tamanho e peso dos dispositivos.

A longo prazo, a melhor solução seria desenvolver uma melhor tecnologia de bateria, e muitas empresa já trabalham nisso, mas que essa melhoria teima em não chegar. Uma dessas empresas é a Apple, já que numa patente descoberta recentemente pelo pessoal do AppleInsider, a empresa de Cupertino explora a ideia de usar células de hidrogénio para alimentar futuros modelos de iPhone e MacBook. A marca evoca particularmente a necessidade de protecção ambiental, bem como as vantagens deste tipo de bateria de hidrogénio.

iPhones e MacBooks no futuro com bateria de hidrogénio?

Segundo o documento fornecido na patente da Apple, “o facto de nosso país depender continuamente de combustíveis fósseis forçou o nosso governo a manter uma política muito complicada, e relações militares, com governos instáveis, no Médio Oriente em particular, e também expôs as nossas costas e os nossos cidadãos a acidentes ligados à perfuração marítima de petróleo. ”

Acrescentado ainda “As baterias de hidrogénio têm uma série de vantagens. Essas baterias, e outras tecnologias semelhantes, podem atingir altas densidades de energia volumétrica e gravimétrica, o que pode permitir que dispositivos electrónicos portáteis funcionem por dias, ou mesmo semanas, sem ter que passar pelo carregado.”

Dito isto, isto é apenas uma patente. É difícil saber se isso vai disponibilizar uma bateria normal de trabalho, mas apenas imaginar um iPhone, ou MacBook, que pode ficar longe de qualquer fonte de energia por dias, ou semanas, é extremamente interessante.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.