Apple explica os motivos porque o iMessage nunca será lançado no Android

Apple explica os motivos porque o iMessage nunca será lançado no Android

9 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

O iMessage é um das principais aplicações que são disponibilizadas pela Apple nos seus smartphones. Apreciada por milhões de utilizadores, um pouco por todo o mundo, essa ferramenta nunca foi portada para o sistema operativo Android, e se ainda tinha esperança que isso viesse acontecer, pode esquecer que não será feito. O motivo é simples: a Apple quer manter a exclusividade, e dá mais alguns detalhes dessa sua estratégia.

Segundo está a ser revelado pelo pessoal do 9to5Mac, a Apple explicou as suas escolhas. Isso aconteceu durante uma audiência em tribunal, em ligação com o caso entre a Epic Games e a empresa californiana. Segundo os autos, a Apple decidiu, em 2013, que o iMessage nunca seria lançado no sistema Android, embora o desenvolvimento desta versão fosse algo perfeitamente possível. Uma escolha assumida para manter os utilizadores, conforme indicado por Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple:

“IMessage no Android só teria removido uma barreira para famílias que usam iPhone e que poderiam comprar telefones Android para os seus filhos.”

iMessage

iMessage nunca irá chegar ao Android

A transcrição da audiência também cita Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, sobre a decisão:

“Em 2016, quando um ex-funcionário da Apple afirmou que 'o principal motivo pelo qual as pessoas não deixam o universo Apple é o iMessage... o iMessage é o equivalente a um cadeado'. Schiller acrescenta ainda que “Levar o iMessage para o Android vai nos prejudicar mais do que nos ajuda(...)”

Pelo menos o motivo é claro. Se esperava que a aplicação algum dia chegasse ao Android, pode esquecer. A Apple é muito honesta neste ponto, e a razão é bastante óbvia. No entanto, isso não é inevitável, já que existem alternativas para Android. Da mesma forma, a chegada iminente do padrão RCS, que oferece as mesmas funcionalidades do iMessage, devem satisfazer os utilizadores.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.