Apple e Meta banem clone do Instagram que não conta com anúncios
30 Setembro, 2022 0 Por Joel PintoA Apple retirou uma aplicação da sua loja, a OG App, menos de um dia após o seu lançamento oficial. Pior ainda, os programadores disseram que toda a sua equipa foi banida permanentemente do Facebook e Instagram por causa dos seus laços com o serviço.
Com 500 milhões de utilizadores ativos por dia, podemos dizer que o Instagram é um gigante das redes sociais. Os engenheiros da empresa estão constantemente a fazer alterações na ferramenta favorita dos influenciadores.
Mais anúncios, sempre mais distrações, tudo é feito para que as pessoas fiquem mais tempo na aplicação. Para desgosto dos utilizadores que não gostam dessas mudanças, e que na maioria das vezes gostariam de voltar a uma experiência mais simples. O OG App oferece a capacidade de filtrar o conteúdo do seu feed do Instagram, criar feeds personalizados e remover anúncios, reels, histórias e outras sugestões. Em resumo, a aplicação móvel para Android e iOS oferece a possibilidade de reviver a experiência do Instagram como os seus primeiros utilizadores puderam experimentá-lo quando o serviço foi lançado, há doze anos.
A Apple provavelmente removeu o OG App da Store a pedido do proprietário do Instagram, a Meta. A rede social confirma que tomou medidas contra esta nova aplicação que, é preciso dizer, está a andar na ponta dos pés. A política da Meta proíbe sites que reproduzam, no todo ou em parte, o conteúdo de um site existente, o Instagram neste caso. O risco para este último é perder utilizadores na aplicação oficial e, portanto, receita.
OG App prometia um Instagram mais limpo
Observe que o OG App ainda está disponível para Android e que os programadores estão a pedir aos utilizadores de dispositivos iOS que se coloquem na lista de espera. Portanto, eles não perderam a esperança de um dia voltar à Apple Store.
A ideia é linda e louvável, os depoimentos hilários no site dos programadores abundam nesse sentido:
“Eu distraio-me com as redes sociais o dia todo, elas impedem-me de fazer as minhas tarefas de casa. Elas impedem-me de alcançar o meu verdadeiro potencial na vida”.
Mas quando os próprios programadores da OG App admitem ter feito engenharia reversa da API do Instagram no Android para programar a sua aplicação, entendemos que o futuro de seu serviço está, com razão, seriamente comprometido.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.