Apple vai mesmo ter de permitir pagamentos de terceiros no Netflix e Spotify: o jogo agora virou
31 Março, 2022Apple forçada a permitir pagamentos de terceiros
O Japão é definitivamente um pioneiro, depois de forçar a Apple a flexibilizar os seus métodos de pagamento, o país validou esta semana a integração de links de pagamento de terceiros em aplicações de streaming como a Netflix ou o Spotify. Se a notícia lhe parece anedótica, na verdade muda muita coisa.
Até agora, a Apple estava particularmente fechada na questão do sideload, e da integração de sistemas alternativos de pagamento. A empresa americana sempre proclamou alto, e em bom som, que uma flexibilização dos seus termos de uso sinalizaria o fim da sacrossanta segurança online dos seus utilizadores. Se a ideia não agrada em nada à empresa de Tim Cook, é na verdade principalmente porque autorizar pagamentos de terceiros equivaleria a dispensar uma suculenta comissão que a Apple cobra por cada transacção.
No entanto, durante vários meses, vozes discordantes foram ouvidas. Na Holanda, a empresa da maça foi forçada a autorizar pagamentos de terceiros em aplicações de namoro após uma acção judicial contra o proprietário do Tinder. A empresa está agora a caminho da abertura forçada, mas continua a encontrar formas indirectas de cobrar a sua comissão.
No entanto, nem todas as aplicações são bem-sucedidos. Plataformas de streaming em particular, como Netflix e Spotify, sempre se recusaram a ceder à comissão da Apple. Resultado: anteriormente era impossível assinar uma assinatura da aplicação num dispositivo da marca. Nenhum deles oferecia qualquer formulário de registo integrado, e nem sequer permitia um link para uma página de pagamento de terceiros, já que essa é uma da regras da App Store.
No entanto, as coisas vão mudar em breve. Como parte de um acordo com a Comissão de Comércio Justo do Japão, a Apple finalmente concordou em integrar links de pagamento de terceiros em aplicações que passam pela sua plataforma. E, em vez de se limitar ao Japão, a empresa decidiu harmonizar essa decisão globalmente.
Uma decisão que pode mudar tudo para os programadores, pois está de acordo com as tomadas recentemente em favor da abertura ao mundo da Apple. No entanto, não devemos esperar ficar completamente livres do imposto da Apple: os criadores de aplicações que desejam usar links externos devem primeiro solicitar acesso ao programa External Link Account Entitlement. Mesmo que o valor provavelmente não atinja os habituais 15% a 30%, a Apple continuará a cobrar uma percentagem sobre as vendas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.