Apple lança a versão final do novo macOS Ventura: Conheça as novidades

Apple lança a versão final do novo macOS Ventura: Conheça as novidades

24 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Tal como estava previsto, a Apple disponibilizou hoje a versão final do novo macOS Ventura. E como não podia deixar de ser, a versão 13.0 do seu sistema operativo, vem com alguns novos recursos, que gostaríamos de resumir.

O primeiro novo recurso é chamado Stage Manager e destina-se a ajudá-lo a gerir muitas janelas abertas. Uma aplicação permanece em primeiro plano enquanto as outras são empurradas para o lado, mas permanecem no campo de visão. Alem disso, as aplicações também podem ser agrupadas, de modo que várias janelas também podem terminar numa visualização, e isso vai facilitar em muito a multitarefa.

O Spotlight é outra grande ajuda para encontrar coisas, iniciar aplicações ou responder a perguntas simples. O texto em direto agora também está integrado nas ações mais rápidas, como criar um cronometro, chamar atalhos, etc.

O Mail tem sido pouco mexido, mas é tão popular precisamente por causa de sua simplicidade. No entanto, com o macOS Ventura o envio agora pode ser agendado ou não agendado, e os e-mails são mais fáceis de lembrar. A pesquisa também foi significativamente melhorada.

macOS Ventura

Com o macOS Ventura o Safari também recebe novos recursos. Os grupos de guias podem ser partilhados com outras pessoas. O utilizador pode até colaborar em tempo real. Alem disso, se o seu desejo é livrar-se das passwords, pode confiar em "chaves de acesso", já que elas podem ser criadas com o Touch ID ou Face ID e nunca saem do seu dispositivo. Deve funcionar na web e em aplicações e estão disponíveis instantaneamente em todos os dispositivos. Eles também trabalham em conjunto com a Fido Alliance.

A continuidade é um recurso importante que permite a colaboração entre dispositivos. O FaceTime agora também pode fazer isso e as chamadas podem ser transferidas do iPhone para o Mac, iPad ou vice-versa. O iPhone agora também pode ser utilizado como uma webcam. Usar a partilha de Câmara sem fio requer um Mac e um iPhone ou iPad com Wi-Fi e Bluetooth ativos. Ambos os dispositivos devem estar ligados com o mesmo Apple ID utilizando a autenticação de dois fatores.

macOS Ventura já está disponível para instalação

Center Stage e Portrait Mode também podem ser usados ​​com esse recurso, até mesmo o Studio Light. O Desk View cria uma imagem aérea da mesa utilizando a câmara ultra grande angular do iPhone. Claro que haverá titulares de iPhone de muitas empresas de acessórios. O Camera Handoff com Follow Mode e Desk View está disponível para iPhone 11 ou posterior com iOS 16. O Studio Light está disponível para iPhone 12 ou mais recente com iOS 16.

As inovações do iOS 16 para iMessage como apagar mensagens etc. Fotos, SharePlay e mais naturalmente também acabam no macOS Ventura.

O macOS Ventura já pode ser instalado através da função de atualização das Definições de sistema do seu Mac.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.