Apple vai fazer tudo para que o Fortnite não volte à App Store

Apple vai fazer tudo para que o Fortnite não volte à App Store

23 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

O regresso do Fortnite à App Store é algo que dificilmente acontecerá nos próximos anos, já que a Apple está disposta a usar todos os meios para bloquear o seu regresso. Mesmo que exista alguma ordem legal para o fazer, a empresa já revelou que irá sempre utilizar todos os meios legais, até que os mesmos já tenham esgotado.

Alem disso, a Epic Games já parece estar mentalizada dessa situação, já que Tim Sweeney, o fundador e chefe da Epic Games, acreditar que este processo vai durar muitos, e muitos anos, e a Apple poderá vencer pelo cansaço.

Recentemente, nos Estados Unidos, uma decisão judicial não conseguiu designar um vencedor claro no processo da Epic Games contra a Apple. Para qualquer tipo de aplicativo iOS, o grupo Cupertino não deve mais proibir os programadores de incluir links externos e botões que direccionam os utilizadores a mecanismos de compra diferentes do seu próprio sistema de compra na aplicação..

No entanto, a Apple está satisfeita com uma decisão que confirma a ausência de abuso de posição dominante da sua parte, e confirmou uma quebra de contrato por parte da Epic Games quando introduziu, em Agosto de 2020, um sistema de pagamento alternativo na sua aplicação.

Não haverá Fortnite na App Store nos próximos anos

Entretanto, a Epic Games apelou dessa decisão, mas pediu à Apple que restaurasse a sua conta de desenvolvedor para o Fortnite, prometendo obedecer às regras da App Store … consistente com a decisão.

 App Store

“A Apple informou à Epic que o Fortnite será excluído do seu ecossistema até que todos os recursos legais sejam esgotados, o que pode levar até 5 anos”, revelou Tim Sweeney no Twitter. A reação da Apple é compreensível, especialmente porque a quebra de contrato foi de facto reconhecida.

Além do mais, o próprio Tim Sweeney fez algumas declarações conflitantes. Agora, ele acredita que a Apple mentiu e está a demonstrar outro abuso do seu poder de monopólio sobre mais de um bilião de utilizadores.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.