Apple vai mesmo ter de equipar o iPhone com uma porta USB-C

Apple vai mesmo ter de equipar o iPhone com uma porta USB-C

23 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

USB-C será mesmo a porta padrão de carregamento de dispositivos na União Europeia

A Comissão do Mercado Interno e a Defesa do Consumidor do Parlamento Europeu aprovou a proposta de adopção da interface USB Type-C, geralmente conhecida como USB-C, como o padrão universal para dispositivos de carregamento, que sejam vendidos na União Europeia.

Em Bruxelas, foi discutido uma mudança que visa padronizar as ligações para carregar vários dispositivos: como o USB-C, o Micro-USB e o Lightning. Os membros do comitê concordaram com a posição em relação ao regulamento, que prevê que todos os smartphones, tablets, câmaras digitais, fones de ouvido e headsets, consolas de jogos portáteis e altifalantes portáteis vendidos nos países da UE devem contar com uma porta de carregamento comum. A excepção serão pequenos dispositivos como smartwatches, pulseiras fitness e outros gadgets que; devido ao seu tamanho reduzido, não podem utilizar um conector USB-C, e por esse motivo ficarão isentos da nova regra.

Para a adopção do USB Type-C como padrão de carregamento universal; 43 membros da comissão do Parlamento Europeu votaram a favor e apenas dois votaram contra essa medida.

O próximo passo nesta matéria será o desenvolvimento, e adopção, de uma lei apropriada, que vai ser oficializada no próximo mês de Maio, no âmbito da sessão plenária ordinária do Parlamento Europeu.

USB-C

Supõe-se que a transição para um padrão de conector de carregamento universal levará algum tempo, portanto, a lei não entrará em vigor antes de 2024. Além disso, as tecnologias de carregamento sem fio serão universais na UE, antes de 2026.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.