Apple diz que quem quiser liberdade tem de comprar um smartphone Android

Apple diz que quem quiser liberdade tem de comprar um smartphone Android

23 Junho, 2021 Não Por Joel Pinto

Todos sabemos que a Apple não permite que se instalem aplicações nos seus smartphones, o iPhone, que não seja através do App Store (processo habitualmente chamado de sideload), e a empresa afirma que se a sua intenção é fazer isso, então o iPhone não é para si, e deverá comprar um Android.

Essa afirmação vem de Erik Neuenschwander, o chefe de privacidade de utilizadores da Apple, numa entrevista à Fast Company, e que posteriormente foi confirmado por um documento publicado pela empresa (aqui).

Segundo ele, a prática de sideload é perigosa e teria um impacto negativo na segurança do iPhone:

“A plataforma iOS é aquela em que os utilizadores entendem que não podem ser enganados descarregando uma aplicação em outro lugar, mesmo que não tenham uma má intenção”, diz o gerente.

A seu ver, os utilizadores que desejam essa capacidade de instalar aplicações de qualquer lugar devem escolher um smartphone Android.

sideload

Os programadores do IOS devem enviar as seus aplicações à Apple para verificação antes da validação para aparecer na App Store.

“Temos as nossas defesas técnicas, as nossas defesas políticas e sempre temos as próprias capacidades do utilizador”, diz Erik Neuenschwander.

Para ele, a prática do sideload cancelaria as defesas existentes, e prossegue dizendo que mesmo os utilizadores que desejam apenas fazer o download da App Store podem ser induzidos em erro. Isso acontece porque os Hackers podem passar de um site para a App Store e, portanto, convidar o utilizador a descarregar uma aplicação.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.