Apple disponibiliza a versão final do iPadOS 16.1: Conheça as novidades

Apple disponibiliza a versão final do iPadOS 16.1: Conheça as novidades

25 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Quando no passado mês de Setembro a Apple lançou o iOS 16, revelou que a nova versão do sistema operativo par ao iPad iria chegar um pouco mais tarde. Agora, a empresa da maça lançou a versão final do iPadOS 16.1... e sim, nunca chegou a haver uma versão 16. em setembro.

Como é habitual, o iPadOS herda muitas inovações do iOS, mas algumas funções específicas do iPad também fazem parte deste jogo. Com uma versão beta correspondente, o iPadOS 16 está disponível há muito tempo, e a agora temos a versão final do iPadOS 16.1.

O ecrã de bloqueio foi uma das maiores, e mais visíveis inovações no iOS 16. No entanto, os utilizadores do iPad não ficarão satisfeitos com as novas opções de personalização. Embora existam widgets, estilos e informações diferentes para o iPhone, além de uma fonte diferente para o relógio, tudo permanece igual no iPad.

No iPad, o foco do iPadOS 16.1 está na multitarefa, já que os utilizadores podem trabalhar com janelas sobrepostas pela primeira vez. Os utilizadores podem ainda redimensionar janelas e alternar entre clusters de aplicações.

O Stage Manager funciona no iPad Pro de 11 polegadas (primeira geração e posterior) e no iPad Pro de 12,9 polegadas (terceira geração e posterior). Também estará disponível para os modelos 2018 e 2020 que usam os chips A12X e A12Z. Os utilizadores também podem estender a sua exibição para um monitor externo. No entanto, agora já não reflete uma imagem 4:3 do ecrã do iPad, como acontecia até agora. Mas isso requer um iPad com um chip M1, e o suporte de exibição será fornecido posteriormente, já que a Apple parece ainda não estar satisfeita com o resultado.

iPadOS 16.1

iPadOS 16.1 já está disponível para instalação

As aplicações também estão a tornar-se cada vez mais "capazes para desktop" em outros aspetos e podem ser operadas mais facilmente com mouse e teclado, graças às barras de ferramentas personalizáveis.

O iOS 16.1 prepara o iPhone para o padrão de casa inteligente "Matter". Ele fará a sua estreia a 3 de novembro com um impacto na multimédia e alguns dos primeiros dispositivos. Os acessórios Matter correspondentes agora podem ser adicionados diretamente através das configurações do sistema. Para o Matter, o iPad não pode funcionar como centro de controlo. Se trouxer a arquitetura do Apple Home para o Matter, apenas o HomePod, ou o Apple TV, atuarão como centros de controlo.

Outros recursos? O iPadOS 16.1 também possui um modo de referência para garantir a fidelidade das cores e muito mais para trabalhos criativos. O M1 nos iPads mais recentes também permite um novo sistema de dimensionamento de exibição que permite alterar a densidade dos pixeis. Além disso, um aplicação meteorológica dedicado também aparecerá nos iPads.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.