Apple continua sem resolver dezenas de bugs do iOS 16, meses depois de reportados

Apple continua sem resolver dezenas de bugs do iOS 16, meses depois de reportados

16 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

O iOS 16 tem demonstrado ser um sistema operativo muito problemático para a Apple. Este é sem duvida o sistema que mais dores de cabeça tem dado à empresa, e para termos algo semelhante teremos de recuar a 2017, quando a empresa lançou o iOS 11.

O iOS 16 demonstra ser ainda mais problemático, já que a última versão do sistema operativo apresentou vários problemas desde as primeiras fases beta e que se prolongaram até ao momento do seu lançamento público.

Mais de 4 meses após o seu lançamento, parece que os problemas ainda não foram totalmente resolvidos e que o iOS 16 é candidato a ser uma das atualizações menos limpas, e menos cuidadas, lançadas pela Apple nos últimos tempos.

O iOS 16.2 já é oficial há algum tempo e o programa beta avançou para o iOS 16.3, mas nenhuma dessas versões está completamente livre de bugs, o que está a levar a que vários utilizadores a darem conta de que o iOS 16 agora é um causa perdida.

Desde o Reddit, passando pelo Twitter e fórum da própria Apple, crescem as críticas mais sinceras à casa de Cupertino, até porque os muitos bugs relatados dizem respeito a aspetos extremamente heterogéneos do iOS, para o qual é difícil traçar um único fio comum: o trabalho de otimização necessário para trazer o sistema operativo de volta aos padrões aos quais a Apple habituou os seus clientes.

Por exemplo, muitos reclamam de bloqueios genéricos de aplicações de terceiros e até mesmo de aplicações de sistema, incluindo a Câmara. Não faltam relatos sobre elementos do iOS que deixam de responder, o teclado e o ecrã de desbloqueio, ou a exibição incorreta de partes da interface que obrigam o utilizador a bloquear/desbloquear o smartphone para restaurar o seu correto funcionamento.

Muitos dos bugs mencionados estão presentes – se é que nem aparecem pela primeira vez – também no iOS 16.2 e a estes juntam-se outros problemas relacionados com a utilização da aplicação Home, e não só. Em suma, a situação está longe de ser aceitável e neste momento parece que a famosa limpeza do software que caracterizou a Apple não foi recebida.

Será o iOS 16 uma causa perdida?

Portanto, muitos utilizadores estão agora a questionar se o iOS 16 é o único culpado ou se também há alguns outros aspetos a serem levados em consideração. Na verdade, parece que as causas de alguns bugs que surgiram desde setembro passado não são totalmente atribuíveis ao sistema operativo, mas muito provavelmente também dizem respeito ao hardware de dois iPhones em particular, o dos novos iPhone 14 Pro e Pro Max.

Nesses modelos em particular, de facto, existe um bug que nunca foi resolvido desde o primeiro dia, ou seja, a presença de uma lentidão ocasional da interface ao fechar uma aplicação, abri-la ou aceder ao menu de aplicações recentes. A dinâmica com que esse problema ocorre é realmente curiosa, pois parece manifestar-se apenas após vários dias desde a última atualização feita, para então permanecer presente (de forma completamente aleatória) até a próxima atualização.

O fato de que isso praticamente só acontece nos novos 14 Pro, e que a instalação de atualizações tende a fazer o problema desaparecer durante algum tempo leva a que os utilizadores possam tirar duas conclusões. A primeira é que o problema pode estar diretamente ligado a algum defeito do A16 Bionic, que apenas está presente nestes smartphones, ou o facto de que pode ser uma fuga de memória que só entra em cena após o uso prolongado do aparelho, é por isso que tende a desaparecer após as atualizações.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.