Apple vai aproximar o iPad do Mac com o próximo iPadOS 16
4 Junho, 2022iPadOS 16 promete ser uma pequena revolução para o iPad
A Apple nunca o admitiu, mas os seus tablets, os iPads, parecem cada vez mais com MacBooks tácteis. Apesar do desejo da Apple de fazer uma nuance entre todos os seus produtos, os tablets e computadores fundem-se em usos muito semelhantes, e as poucas nuances que existem nos seus respectivos sistemas operativos não estão aí para resolver essa situação.
Mas enquanto a comunicação da empresa Cupertino em torno deste assunto é sempre a mesma. Os últimos rumores sugerem que a Apple continuará a conciliar os seus iPads e Macs. De facto, a Apple deve aproveitar a conferência de abertura da WWDC, que começa na próxima segunda-feira, dia 6 de Junho, para registar uma nova etapa nessa aproximação entre os seus tablets e computadores.
O próximo impulso da Apple deve ser sentido na nova versão do iPadOS, o iPadOS 16. Nesta versão do sistema operativo para os tablet, a Apple poderia oferecer funcionalidade semelhante ao que já temos num Mac. O que mantém um pouco mais a imprecisão entre os dois produtos.
Concretamente, os últimos rumores, que nos chegam do reconhecido jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, falam de uma interface multitarefa. Segundo Gurman, isso deve facilitar o trabalho do utilizador, bastando para isso mostrar quais as aplicações que já estão abertas.
O jornalista esclarece que deve ser possível redimensionar janelas, como qualquer utilizador já faz com o seu Mac. Essa grande mudança na experiência do utilizador deve ser a maior novidade do ano, garante Gurman. Com esta nova actualização, a Apple manteria a imprecisão no papel desempenhado pelos iPads em relação aos Macs.
Com um chip M1 semelhante ao do MacBook Air ou Mac Mini mais recente, o iPad Pro tem tudo de um computador (excepto um mouse). Até agora, o sistema operativo do iPad bloqueou um pouco o último e diminuiu o seu desempenho. Esperemos que com o iPadOS 16, possamos ter direito ao que o iPad Pro pode fazer de melhor.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.