Apple remove da App Store aplicações concorrentes às suas aplicações
29 Abril, 2019No sistema operativo iOS é possível analisar os nossos comportamentos de utilização do smartphone. Com o Screen Time é possível visualizar quanto tempo gastamos por aplicação, e muitas outras coisas. Como resultado desse recurso, os desenvolvedores começaram a trabalhar para lançar as suas próprias aplicações, concorrentes ao Screen Time na App Store com funções semelhantes.
Parece que inocentemente, a Apple não estava há espera disso. Segundo informações do The New York Times, a Apple questionou os desenvolvedores dessas aplicações se eles queriam mudar o conceito das suas aplicações, ou então eles teriam de ter em conta que a sua aplicação seria removida. Pelo menos 11 das 17 aplicações de tempo de ecrã mais descarregadas, ou aplicações que exigem controlo parental, já foram excluídas.
As aplicações Screen Time de terceiros são de facto diferentes em comparação à aplicação de sistema da Apple. Em alguns casos, contam até com mais recursos, algumas notificando os utilizadores para que estes considerem fechar uma aplicação que é usada com muita frequência. Esses tipos de aplicações também podem ser usados no Android.
A Apple não quer saber da concorrência para nada, e acha-se no direito de remover, da App Store, todas as aplicações que lhe fazem concorrência direta. Pode parecer normal, e algo que está no seu direito fazer, mas relembro que no passado, a Google sofreu pesadas sanções por somente dar prioridade às suas aplicações, ao invés de aplicações de terceiros.
Este caso é substancialmente mais grave, já que a empresa simplesmente remove a sua concorrência da loja de aplicações, o que significa que os utilizadores não têm outra opção do que usar a APP da Apple.
Vamos ver o que as entidades competentes têm a dizer sobre este caso tão gravoso. A Apple só quer que os milhões de utilizadores usem a sua aplicação, e eliminam totalmente a concorrência da loja, o que me parece, no mínimo injusto, para as pessoas que também querem ganhar algum dinheiro com uma aplicação feita por si.
FONTE
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.