Apple anuncia actualização para as AirTags para evitar rastreamento não solicitado
13 Fevereiro, 2022Segundo a Apple, as AirTags foram originalmente pensadas, e projectadas, para ajudar os utilizadores a encontrar vestígios de alguns dos seus objectos do quotidiano, como as suas chaves ou uma bolsa. Dito isto, agora que o produto está no mercado há alguns meses, tem havido relatos de uma série de abusos, com AirTags que são utilizadas ilegalmente para espiar pessoas ou carros. E a situação pode estar a ficar fora de controlo.
A boa notícia é que a empresa de Cupertino está ciente desses problemas. Recentemente, anunciou a chegada iminente de uma actualização com avisos mais explícitos, e mais protecção contra esse rastreamento não solicitado. Uma das mudanças que ocorrerão está associado ao processo de configuração da AirTag. Uma mensagem avisará que usar a AirTag para rastrear pessoas sem o seu consentimento é ilegal e, como as AirTags estão associadas a um Apple ID, as autoridades podem obter a identidade do proprietário de qualquer AirTag.
Outras alterações introduzidas nesta actualização incluem precisão de localização melhorada. De facto, segundo a Apple, “à medida que um utilizador do iPhone se move, o Precise Location usa a câmara, o ARKit, o acelerômetro e o giroscópio para guiá-lo para a AirTag com uma combinação de áudio, háptico e visuais”.
Apple preocupada com o uso ilegal das AirTags
A empresa especifica ainda que pretende ainda melhorar toda esta lógica de alerta face a uma monitorização não solicitada. “O nosso sistema de alerta de rastreamento não solicitado usa uma lógica sofisticada para determinar como alertamos os utilizadores. Planeamos actualizar o nosso sistema de alerta de rastreamento não solicitado para notificar os utilizadores ainda mais cedo no caso de um AirTag ou qualquer acessório de rede Locate.”
É impossível neste momento saber se essas mudanças serão suficientes para impedir que as pessoas usem AirTags ilegalmente, mas de qualquer forma é bom ver a Apple a agir nesse sentido.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.