Apple abra a porta a aplicações como Xbox Cloud Gaming no iPhone

Apple abra a porta a aplicações como Xbox Cloud Gaming no iPhone

27 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Apple agora permite aplicações de streaming de jogos para o iPhone

Esta semana, a Apple anunciou que em breve vai permitir o sideload de aplicações, e lojas de aplicações de terceiros no iPhone e iPad. Isso será válido para países da União Europeia, e muito por culpa da Lei de Mercados Digitais da UE.

No entanto, a Apple inesperadamente fez ainda mais alterações nas suas políticas em todo o mundo, o que finalmente irá permitir que aplicações dedicadas ao streaming de jogos estejam disponíveis para os seus dispositivos móveis.

Numa publicação no site de programadores da Apple, a empresa escreveu:

Os desenvolvedores agora podem enviar uma única aplicação com capacidade de transmitir todos os jogos oferecidos no seu catálogo. As aplicações também poderão fornecer oportunidades aprimoradas de descoberta para streaming de jogos, miniaplicações, minijogos, chatbots e plug-ins encontrados nas suas aplicações.

Esta é uma grande mudança para a empresa que anteriormente não permitiria a disponibilização de lojas de aplicações de streaming para o iPhone ou iPad. Isso ocorreu porque a empresa insistia que cada jogo disponível num serviço de streaming deveria ser classificada como uma aplicação independente.

Serviços como o Xbox Cloud Gaming da Microsoft, ou GeForce Now, da Nvidia superam essa barreira oferecendo ambos os serviços através de um navegador da web. No entanto, agora as empresas são livres para criar, e enviar, as suas aplicações dedicadas para o iPhone e iPad.

A Apple também disse que aplicações como Xbox Cloud Gaming e Nvidia GeForce Now “precisarão de manter uma classificação etária do conteúdo com classificação etária mais alta incluída na aplicação”. Isso significa que ambas as aplicações provavelmente receberão o rótulo “Classificado para maiores de 17 anos”.

Apple streaming de jogos

Agora que esta política de proibição de aplicações de streaming no iPhone e iPad mudou, cabe à Microsoft, Nvidia e outras empresas que oferecem esses tipos de aplicações para criá-los e enviá-los à loja de aplicações do iOS.

Não há informações sobre quando isso acontecerá, mas suspeitamos que poderemos ver esses aplicativos aparecerem em um futuro muito próximo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.