Aplicações padrão do Windows 11 ocupam mais de 1,6GB no armazenamento

Aplicações padrão do Windows 11 ocupam mais de 1,6GB no armazenamento

25 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Aplicações padrão do Windows 11 ocupam muito espaço no armazenamento

Todos os sistemas operativos conta com as suas aplicações padrão, para diversas funções. Por exemplo, o Android conta com o Google Maps e Gmail, entre muitas outras, no iOS temos o Maps e iCloud, e no Windows temos o Microsoft Edge e Xbox, e apenas para citar algumas, e essa prática é comum e mais ou menos aceite pelos utilizadores. O facto é que na maioria das vezes, eles realmente não têm escolha, e por vezes pode ser relativamente difícil desinstalar essas aplicações, o que os leva a desistir de o fazer.

No entanto, essas aplicações ocupam espaço de armazenamento que, se não for utilizado, é simplesmente desperdiçado. Para muitos, portanto, a questão é quanto exactamente essas aplicações ocupam, e segundo agora foi revelado, é um valor muito significativo no Windows 11. Segundo uma nova investigação que foi realizada utilizando o Powershell, ele conseguiu obter um primeiro elemento de resposta.

Assim, todas as aplicações encontradas pelo Powershell no Windows 11, ou seja, todas as aplicações padrão em conjunto, representam 1,6 GB de armazenamento. Alem disso, estamos a falar de aplicações no seu estado puro, e não foi especificado quando ocupariam depois de descompactadas. Se quiser verificar por si mesmo, primeiro precisará de visualizar as pastas ocultas do seu computador, e em seguida, vá para o Windows Powershell e cole o seguinte script:

Get-AppxProvisionedPackage -online | % {
# Get the main app package location using the manifest
$loc = Split-Path ( [Environment]::ExpandEnvironmentVariables($_.InstallLocation) ) -Parent
If ((Split-Path $loc -Leaf) -ieq ‘AppxMetadata') {
$loc = Split-Path $loc -Parent
}
# Get a pattern for finding related folders
$matching = Join-Path -Path (Split-Path $loc -Parent) -ChildPath “$($_.DisplayName)*”
$size = (Get-ChildItem $matching -Recurse -ErrorAction Ignore | Measure-Object -Property Length -Sum).Sum
# Add the results to the output
$_ | Add-Member -NotePropertyName Size -NotePropertyValue $size
$_ | Add-Member -NotePropertyName InstallFolder -NotePropertyValue $loc
$_
} | Select DisplayName, PackageName, Version, InstallFolder, Size
Aplicações padrão

E se tem lá aplicações que não lhe são úteis, é fácil imaginar que preferiria desfazer-se delas. No entanto, assim como no Android ou no iOS, a coisa não é tão fácil como parece. A boa noticia é que não precisa de “rootear” o seu PC como num smartphone Android, já que existe um pequeno truque que permite contornar essa situação. Aqui está o procedimento a seguir para desinstalar as aplicações padrão do Windows 11:

  • No menu Iniciar, procure e abra o Windows Terminal
  • Digite winget list e pressione Enter
  • Pressione Y e depois Enter para aceitar os termos do contrato
  • Localize o nome da aplicação que deseja desinstalar
  • Ainda no Terminal, digite o comando winget uninstall seguido do nome da aplicação. Por exemplo: winget uninstall Microsoft Edge
  • Repita a última etapa para todas as aplicações que deseja desinstalar

No entanto, a nossa melhor sugestão é que se não sabe o que está a fazer, o melhor é nem apagar estas aplicações padrão do Windows 11, já que poderá perder funcionalidades no seu sistema operativo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.