Encontradas algumas aplicações na Microsoft Store que contêm malware de mineração
19 Fevereiro, 2019A Microsoft Store ainda não é o grande foco que Bill Gates esperava, ela provou ser uma das maiores motivadoras da empresa para tentar fazer com que todos nós migrássemos para o Windows 10. Admito que não a uso muito, alias, não a uso de todo, apesar de haver uma série de jogos e aplicações que podem ser facilmente ser acedidos através dele e, como tal, ele tem os seus usos.
Em informação disponibilizada recentemente pela Symantec, algumas aplicações disponíveis na Microsoft Store contêm malware de mineração cryptocurrency. A empresa de pesquisa de segurança aanhou pelo menos 8 aplicações que contêm o que eles chamam de software “cryptojacking”:
- Fast-search Lite
- Battery Optimizer
- VPN Browsers+
- Downloader for YouTube Videos
- Clean Master+
- FastTube
- Findoo Browser 2019
- Findoo Mobile & Desktop
Para aqueles que não sabem o que isso significa, essencialmente, se executar qualquer uma dessas aplicações no seu PC, eles estão essencialmente a usar o seu hardware (sem a sua permissão) para gerar dinheiro.
Para ser justo, a Windows Store evitou, em grande parte, algumas das críticas dirigidas a outros provedores de aplicações, como os da Apple e do Google. Especificamente, por não abrigar programas maliciosos e, em geral, ter uma melhor monitorização de software. Isto é, no entanto, claramente uma preocupação. Se 8 foram descobertas pela Symantec, quantas mais não foram encontradas, e estão a gerar elevados lucros com o hardware alheio?
A boa notícia é que, embora a Microsoft não tenha aparentemente reconhecido essa informação, eles removeram as aplicações da sua loja.
Se for utilizador de alguma dessas aplicações, e tiver as mesmas instaladas no seu PC, isso pode explicar alguma lentidão que tenha sentido no mesmo, e está na altura de as remover.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.