Novas aplicações fraudulentas voltam a surgir na Play Store

Novas aplicações fraudulentas voltam a surgir na Play Store

2 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Já começa a ser um mau habito, já que mais uma vez, fica claro que os utilizadores de equipamentos Android devem ter muito cuidado com as aplicações que instalam nos seus dispositivos. Pesquisadores de segurança identificaram recentemente uma quantidade significativa de aplicações de câmara que têm intenções maliciosas – e ainda assim foram disponibilizadas na Play Store.

Os especialistas em segurança da TrendMicro tinham, neste caso, a área das chamadas câmaras de beleza sob a lente de aumento. São aplicações de foto que reconhecem automaticamente rostos na imagem da câmara e usam filtros para suavizar a pele e fazer outros enfeites.

aplicações fraudulentas

Os pesquisadores da TrendMicro descobriram na mesma área várias aplicações que na verdade serviam a outros propósitos. O alcance variou da distribuição de publicidade para ofertas pornográficas ou fraudulentas, ou até mesmo phishing clássico com supostos sorteios. Para isso, processos ocultos foram configurados durante a instalação, que irritavam regularmente os utilizadores com pop-ups.

As rotinas maliciosas foram muito bem camufladas em aplicações e usam técnicas activas pelo qual eles se poderiam esconder de ferramentas de teste automatizado – pelo menos enquanto eles não são devidamente verificadas. Para fugir da visão aparentemente superficial do departamento de Play Store, essas habilidades pareciam ser bastante fáceis.

Várias aplicações que a TrendMicro localizou têm números de download que chegaram a milhões. No entanto, a maioria dos utilizadores que descarregou essas aplicações na Índia ou a Ásia Oriental. No entanto, a investigação também é importante para os utilizadores locais, já que os grupos-alvo de criminosos que dependem dessas técnicas rapidamente giram quando a atenção está voltada para uma área específica.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.