Anúncio da Apple revela que a Intel perde um dos seus maiores clientes

Anúncio da Apple revela que a Intel perde um dos seus maiores clientes

23 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

Se a Intel tem a AMD cada vez mais próxima de si, o anuncio de abertura da WWDC 2020, da Apple, poderá ter accionado os alertas na empresa.

Com a sua experiência no design dos seus processadores para os iPhone e iPad, a empresa californiana revelou que vai construir os seus próprios chips para equipar os seus computadores, os chamados Apple Silicon, abandonando assim os processadores da Intel. Mas se a Apple mencionou vagamente a Intel durante a sua conferência, sem esboçar a menor crítica à empresa, suspeitamos que essa transição para os chips ARM seja motivada por diversos motivos, incluindo o desejo de não depender do calendário da Intel para os seus próprios lançamentos, mas também para ter mais controlo sobre o design dos seus equipamentos, e poder ir ainda mais rápido de encontro ao seu próprio cronograma de lançamentos.

Neste momento, para a Intel, a perda do mercado de Macs não é assim tão problemática como era há uns anos, já que essa transição pode demorar 18 meses, e actualmente esse mercado representa apenas cerca de 5% da sua receita.

Mas, acima de tudo, se a Apple decidiu usar os seus próprios chips, é porque os seus chips AX chegaram a um nível de desempenho sem precedentes. O chip A12Z, usado durante as demonstrações deste novo ARM Mac, parece bastante capaz de lidar com efeitos pesados ​​do Photoshop e vários fluxos de vídeo 4K no Final Cut Pro, ou seja, usos bastante avançados que já excedem o tipo de uso clássico que o público em geral pode criar de um computador. No lado da competição, o desempenho não é superado, e se a Apple ainda estiver no topo dos benchmarks com os seus Bionic A12Z e A13, Qualcomm com o Snapdragon 865, Samsung com o Exynos 990 e Huawei com o Kirin 990 não ficarão muito atrás. Quem sabe, talvez a ideia da Apple de mudar os seus computadores para processadores domésticos vai agradar a alguns concorrentes, que podem pensar em fazer o mesmo? Até a Microsoft já demonstrou interesse em processadores ARM. E quando vemos que as fabricantes têm vontade de criar dispositivos cada vez mais móveis, surge a questão, especialmente porque o 5G também pode chegar mais facilmente aos nossos computadores, que ficariam bem com um chip móvel. É aqui que a Intel teria muito a perder, e que se tem de preocupar, já que já demonstrou no passado que tem muita dificuldade em competir no sector de chips móveis.

Apple afasta da Intel

Deve-se dizer que a empresa californiana está a ser ultrapassada pela concorrência. É certo que os chips da Intel ainda são amplamente dominantes no mundo dos PCs, mas a empresa parece estar gradualmente a perder o seu monopólio. Agora, neste sector, os ganhos de desempenho não são muito vantajosos de um ano para o outro, mas a relação preço-desempenho também está a mostrar-se cada vez pior, especialmente devido ao aumento dos chips Ryzen da AMD, que se tornaram hoje uma alternativa perfeitamente viável para os PC, que oferecem uma relação de custo e benefício muito superior.

Como tal, ou a Intel se adapta à nova realidade, ou vai entrar numa espiral negativa que pode ser fatal para a mesma.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.