Antivírus voltam a colocar os uTorrent e BitTorrent na lista negra

Antivírus voltam a colocar os uTorrent e BitTorrent na lista negra

7 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Os populares clientes BitTorrent e uTorrent estão actualmente a serem sinalizados como uma ameaça por vários antivírus. O problema afecta o cliente de desktop, a versão da Web e o cliente BitTorrent Mainline. Segundo os fornecedores dos antivírus, as aplicações foram colocadas na lista negra porque provavelmente foram accionados por anúncios em pacote, ou outro software indesejado.

uTorrent sinalizado por diversos Antivírus

Após a sua aquisição do TRON, as redes do uTorrent e BitTorrent foram predominantemente orientados para a 'criptografia'. O público principal dos clientes de partilha de ficheiros, que ainda conta com milhões de utilizadores, continua interessado principalmente no download e na partilha de ficheiros.
Depois de diversos utilizadores alarmados terem informado deste problema nos fóruns do uTorrent, o pessoal do torrentfreak decidiu verificar a versão mais recente em busca de possíveis ameaças. Segundo o VirusTotal, nove fornecedores de antivírus sinalizam os softwares como problemáticos.

Isso inclui o popular Windows Defender, que rotula o cliente de torrent como uma ameaça grave. Embora isso pareça assustador, a descrição detalhada mostra que pode incluir "Software Potencialmente Indesejável", um termo habitualemnte usado para o adware. A verdade é que esta não é a primeira vez que o uTorrent tem esse problema. A Microsoft também sinalizou o cliente de torrent no passado, como mostra também a página dedicada à ameaça Utorrent. Esse sinalizador foi removido posteriormente, presumivelmente após a actualização do software, mas agora eles estão de volta com força total.

Outras ferramentas antivírus que alertam os utilizadores contra o uTorrent são o Comodo, drWeb, Eset e Sophos, como mostra a lista abaixo.

uTorrent Antivírus

Não está claro o que desencadeou estes avisos, e consequente problema. Segundo o VirusTotal, duas empresas de antivírus mencionam o "Web Companion" como sendo um problema. Isso provavelmente aponta para o software Ad-Aware da Lavasoft, que às vezes é fornecido com o uTorrent.

Os avisos também não se limitam ao cliente de desktop uTorrent. O cliente BitTorrent Mainline, que partilha a maior parte do seu código com o uTorrent, também é sinalizado como prejudicial por oito ferramentas antivírus e pelo uTorrent web.

O pessoal do torrentfreak diz ter testado a versão mais recente do uTorrent e não ter conseguido verificar nada de mal na aplicação, por isso, se é utilizador do uTorrent e recebeu o aviso, deve prosseguir com a sua instalação por sua conta e risco.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.