Antivírus no Android? Estudo vem provar o que já se sabia

Antivírus no Android? Estudo vem provar o que já se sabia

18 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Quantas, e quantas, vezes surge a questão, quer nas redes sociais, como nos mais diversificados fóruns, de que Antivírus deve ser instalado num smartphone Android? A resposta de quem anda um pouco mais informado (e não é preciso ser muito), é que não se deve instalar qualquer sistema de proteção de vírus nos equipamentos Android.
No entanto, continuam a haver utilizadores que instalam essas aplicações nos seus equipamentos. E para esses: Desinstalem o Antivirus do vosso smartphone.

No inicio deste mês, fiz aqui uma critica, ao facto da Samsung agora decidir trazer nas suas smartTvs o McAfee Security for TV, que no meu ponto de vista é só palha para encher o sistema operativo, e fazer com que milhares de utilizadores por este mundo fora, de forma errada e/ou receosa, gastem algumas dezenas de euros numa suposta suite que nada faz. Obviamente, a Samsung nesse caso em especifico também irá lucrar.

Mas voltando ao assunto inicia, parece que um estudo recente da AV-Comparatives, que compara antivírus, mostra que dois terços das soluções existentes (para o Android) prejudicam o desempenho dos smartphones.
170 dos 250 antivírus testados no Android e disponíveis na Google Play Store, são anunciados como falsos porque têm uma taxa de detecção igual ou inferior a 30%. Na realidade, os testes não foram complicados de se fazer. Os pesquisadores simplesmente instalaram cada um dos antivírus num dispositivo e automatizaram o dispositivo para abrir um navegador, descarregar uma aplicação maliciosa e depois instalar a mesma. Eles repetiram o processo 2.000 vezes para cada antivírus, pedindo ao dispositivo de teste para descarregar os 2.000 malwares mais comuns do sistema Android.

Acontece que muitas aplicações fazem com que o utilizador acredite que eles realizam uma análise no momento do download ou da instalação, mas a verdade é que nada acontece na realidade. Alguns apenas olham para o nome do ficheiro para ver se ele está na lista negra ou não. Por outras palavras, esse método, de forma alguma, é seguro e só prejudica o desempenho dos equipamentos... Pior ainda é que supostamente oferece uma falsa segurança ao utilizador.

Qual é antivírus que deve escolher neste caso (se quiser mesmo instalar um antivírus)? Algumas aplicações atingiram uma taxa de deteção de 100%, incluindo Avast, Avira, Bitdefender, ESET, Kaspersky, Sophos, Trend Micro e outros. A lista completa pode ser encontrada no site da AV-Comparatives.

Mas a minha opinião é: Não é preciso instalar qualquer Antivírus no sistema Android. Se só instalas aplicações via Google Play Store, fica a saber que ela já tem um sistema integrado, do lado do servidor, que substitui o antivírus.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.