Anonymous declaram “guerra cibernética” contra o governo russo

Anonymous declaram “guerra cibernética” contra o governo russo

25 Fevereiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Anonymous declaram guerra ao governo Russo

A invasão militar da Rússia, na Ucrânia, é um acto deplorável, e os Ucrâniamos têm recebido mensagens de apoio um pouco de todo o mundo. Neste preciso momento, as tropas russas estão à beira de invadir Kiev… algo que parecia impensável em pleno ano de 2022.

A blitzkrieg iniciada pela Rússia é um verdadeiro eletrochoque geopolítico, e económico (as bolsas estão em colapso), sem esquecer o custo humano (ao contrário do que a Rússia anunciou, há muitas vítimas civis). Por esse motivo, o famoso grupo de hackers Anonymous, lançou-se à batalha e utilizou a sua conta na rede social Twitter para anunciar que iria tomar represálias, a seu nível, contra o agressor:

“O colectivo Anonymous está oficialmente em ‘ciberguerra’ contra o governo russo”.

O grupo de hackers não demorou muito para passar das palavras aos actos. Apenas alguns minutos após este comunicado, o Anonymous anunciou que havia derrubado o site do canal RT (Russia Today), muitas vezes considerado um órgão de comunicação (ou mesmo propaganda) de Putin e do seu governo. A cadeia confirmou por sua vez um ataque DDoS (ataque por negação de serviço). O Russia Today conseguiu retomar as transmissões logo depois, mas espera-se que mais surgirá nas próximas horas.

Anonymous

Na passada noite de dia 24, a agência Reuters informou que os sites da presidência russa, do governo e da Duma estavam por vezes indisponíveis, o que talvez seja novamente uma consequência dos ataques do Anonymous. Recorde-se aqui que esta não é a primeira vez que o Anonymous se posiciona contra estados, ou organizações. No passado, o este grupo realizou ataques cibernéticos contra o Estado Islâmico, Donald Trump ao Ku Klux Klan, e até ao presidente Brasileiro, Jair Bolsonaro.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.