Angry Birds: Chega ao fim uma era nos smartphones

Angry Birds: Chega ao fim uma era nos smartphones

23 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Rovio anunciou diversas mudanças importantes em relação ao primeiro Angry Birds, um jogo de 2009 que se tornou a verdadeira espinha dorsal da empresa graças ao seu imenso sucesso.

A empresa anunciou, de facto, que, devido à necessidade de rever o seu modelo de negócio, que atualmente está disponível na App Store e na Play Store com o nome de Rovio Classics: Angry Birds, o jogo será retirado da Play Store a partir de hoje, 23 de fevereiro. Isso significa que o jogo estará acessível apenas para quem o comprou anteriormente, mas não estará mais visível para todos os outros.

Curiosamente o mesmo não acontecerá na App Store, onde Rovio Classics: Angy Birds ( que na verdade um remake do original ) será renomeado para Red’s First Flight, tornando assim muito mais difícil para quem quiser procurá-lo de o encontrar.

De momento, não está claro os motivos que levaram a empresa a dar destinos diferentes para o mesmo jogo em diferentes plataformas, embora seja mais evidente que a Rovio esteja a tentar ocultar este capítulo em particular.

O problema representado por este jogo é muito simples: a sua monetização. O Rovio Classics: Angry Birds é um jogo disponível por 1,19 euros na App Store e na Play Store e incorpora toda a essência do jogo original, sem exigir compras adicionais no seu interior, sem integrar anúncios e oferece ao jogador várias centenas de níveis de pura diversão.

Rovio Classics: Angry Birds desaparece da loja de aplicações do Android e iOS

O sucesso desta fórmula é tão grande que incomoda os jogos mais recentes da Rovio, que têm de sofrer a concorrência interna de um clássico claramente superior em todos os aspetos, oferecido a preço de banana. Este é o verdadeiro motivo da escolha de encerrar antecipadamente o remake.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.