Android vai revelar mais detalhes sobre a saúde da bateria
22 Dezembro, 2023Numa das suas próximas atualizações, uma nova página no sistema operativo Android deverá ser incluída nas suas Definições onde serão revelados detalhes precisos sobre o estado de saúde da bateria do smartphone, fornecendo ao utilizador informações sobre como prolongar a sua vida útil ou alertando-o quando chegar a hora de a substituir.
A longevidade dos smartphones, nos últimos anos, certamente aumentou graças aos esforços dos próprios fabricantes que prometem atualizações de software durante mais tempo, ou mesmo graças a aqueles fabricantes que permitem aos consumidores reparar os seus smartphones de forma independente.
Ao utilizar um smartphone durante um período mais longo é inevitável que chegue a um ponto em que será necessário trocar a sua bateria, que geralmente se degrada com o tempo após vários ciclos de carregamento e perde a sua capacidade inicial com a consequente redução de autonomia. Para ajudar os utilizadores, parece que a Google pretende introduzir uma secção especial nas definições do Android que informa os utilizadores quando chegar a hora de substituir a bateria do seu dispositivo, fornecendo-lhes informações úteis a este respeito.
Android 14 já recolhe informações sobre a saúde da bateria
Com o Android 14, foram introduzidas novas APIs que recolhem dados de diagnóstico da bateria em segundo plano, visíveis na secção “informações da bateria” em Definições -> Acerca do telefone. De momento, esta página indica apenas a data de produção da bateria e o número total de ciclos de carregamento concluídos desde que foi ligada pela primeira vez, mas novas informações poderão ser adicionadas no futuro.
A versão beta 2 do Android 14 QPR2, lançado há poucos dias, esconde uma página dedicada ao estado da bateria, ainda não acessível aos utilizadores, mas que irá fornecer informações úteis sobre o estado da mesma. De momento, ao ativar forçosamente essa página, aparece apenas um aviso a dar conta que as baterias tendem a degradar-se com o tempo, mas analisando as cadeias de código já sabemos que esta página mostrará futuramente o percentual estimado da bateria em relação ao primeira inicialização, antes e depois da sua recalibração.
De momento ainda não está claro como o Android irá proceder para recalibrar a bateria, mas podemos deduzir que será um processo que levará alguns dias para recolher dados precisos. As novas APIs introduzidas na última versão 14 do sistema operativo já recolhem estes dados desde a primeira vez que o smartphone é ligado, portanto os dados que ficarão visíveis nesta página serão certamente muito mais precisos do que os recolhidos através de software de terceiros.
Na imagem que vemos acima podemos ver quais serão os ícones que indicarão o estado da bateria naquele exato momento (a ser substituída, em processo de recalibração e estado desconhecido) e sugestões serão fornecidas ao utilizador no caso que a capacidade da bateria esteja degradada ou indetetável, facilitando a sua monitorização. A mesma página também indicará se a bateria ainda é a original de fábrica ou se já foi substituída.
Ainda não sabemos se esta nova página das definições chegará com o próximo Feature Drop esperado para o próximo mês de março ou se teremos que esperar diretamente pelo Android 15, visto que a Google terá que atualizar o software de gestão de bateria, conhecido como “health HAL”, para suportar todos os novos recursos API introduzidos com o Android 14 e para permitir que o sistema operativo tenha acesso ao serial da bateria montada dentro do smartphone.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.