Android: Google poderá bloquear a instalação de aplicações através de APK

Android: Google poderá bloquear a instalação de aplicações através de APK

7 Dezembro, 2019 1 Por Joel Pinto

Antes de mais nada, a Google não vai impedir que instale APKs. No entanto, a fabricante está a considerar propor essa restrição aos utilizadores do seu programa de protecção avançado. Como lembrete, este programa lançado em 2017 torna possível proteger as contas pessoais da Google, de utilizadores que provavelmente serão alvo de ataques, como os jornalistas, activistas, líderes empresariais, políticos etc.

Google quer bloquear a instalação através de APK?

Esse serviço oferece vários serviços para proteger a segurança das suas contas, como a ligação através de uma chave de segurança e uma password. Por exemplo, no Google Chrome, os downloads de malware são bloqueados automaticamente. No entanto, o pessoal do 9to5google perderam algum tempo a vasculhar o código da última actualização da Play Store (versão 17.8.14) e descobriram algumas linhas de código interessantes:

  • <string name = “advanced_protection_dialog_title”> Aplicação bloqueada pela Protecção avançada </ string>
  • <string name = “advanced_protection_dialog_message”> “Para segurança adicional, não poderá aceder à Google Play Store.” </ string>

A segunda linha é muito esclarecedora: “Para maior segurança, a protecção avançada não permitirá aplicações provenientes de fora da Google Play Store”. Isso indica claramente que a Google Play Store pode impedir que os membros do programa de protecção avançada descarreguem, e instalem, APKs ou aplicações provenientes de outras lojas.

compensação Android

No entanto, a Google gostaria de oferecer uma alternativa aos utilizadores que precisam de instalar aplicações que não estão disponíveis na Play Store. No caso de Fornite, por exemplo, é imperativo a instalação passar por um APK. Os utilizadores podem, portanto, definir esse recurso para que ele não bloqueie automaticamente as aplicações de “fora da Play Store”. De facto, seria possível deixar o Play Protect, o serviço de segurança da Google, analisar a aplicação antes da sua instalação. No caso de uma ameaça, os utilizadores receberão uma notificação.

Não sabemos se esse recurso estará disponível algum dia e, em caso afirmativo, se a Google o reservará apenas para membros do programa de protecção avançada.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.