Android: popular aplicação suspensa da Play Store por pirataria
25 Maio, 2023Não são raras as vezes que algumas aplicações da Play Store são removidas da loja da Google, por diversos motivos, incluindo a acusação de pirataria. E foi isso mesmo que aconteceu recentemente com a popular aplicação “Downloader”.
Trata-se de uma aplicação criada para dispositivos Android TV, que já foi descarregada mais de 5 milhões de vezes e que, segundo o que foi apontado numa denúncia de DMCA (Digital Millennium Copyright Act), ela é capaz de carregar um site de pirataria.
A Google decidiu suspender a publicação da aplicação em questão da Google Play Store e alertou o seu programador, Elias Saba, citando uma reclamação de várias empresas de televisão israelitas de que a aplicação “permite aos utilizadores visualizar o notório infrator de direitos autor, o site conhecido como SDAROT.”
O programador imediatamente defendeu-se, explicando que se trata de uma aplicação utilitária que combina um gestor de ficheiros básico e um navegador da Web básico, especificando que não é possível visualizar o conteúdo da aplicação, exceto utilizando o navegador da Web para navegar num site e acrescentando que a aplicação não direciona os utilizadores para qualquer site, mas apenas para o seu blog (que é carregado como a página inicial padrão).
Segundo a descrição da Google Play Store, o Downloader é uma aplicação que permite aos proprietários de Android TV descarregar facilmente ficheiros da Internet para as seus dispositivos (basta inserir um URL direto para um ficheiro ou pode fazer sideload do plug-in do navegador para descarregar ficheiros de sites).
Downloader suspenso da Play Store
Segundo Saba, se carregar um site com conteúdo infrator num navegador da Web padrão for suficiente para violar o DMCA, todos os navegadores apresentados na Google Play Store, incluindo o Google Chrome, também devem ser removidos.
Entretanto, Saba recorreu da decisão da Google e espera conseguir convencer o gigante das pesquisas a remover a suspensão da sua aplicação.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.