Android: 2021 trará problemas de acesso a milhares de sites

Android: 2021 trará problemas de acesso a milhares de sites

8 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Lançado em 2016, o Android 7, mais conhecido como Android Nougat, chegou a milhares de equipamentos durante os anos de 2016 e 2017, no entanto, a Google já descontinuo essa versão do seu sistema operativo, e agora estamos no Android 11. Acontece, que se tem um dispositivo com o Android 7.1.1 Nougat ou inferior, existem grande possibilidades de conseguir aceder a milhares de sites já a partir do no que vem. As razões? Estão directamente associadas ao protocolo HTTPS, mais precisamente aos certificados do Let's Encrypt.

O protocolo HTTPS (em vez de HTTP) é utilizado para criptografar as comunicações. Também permite que você tenha certeza de ver o bom conteúdo publicado pelos sites, e acima de tudo com segurança. Os sites que estão em HTTPS (como o Noticias e Tecnologia) devem usar um certificado emitido por uma entidade externa, e uma das principais nesse campo é o Let's Encrypt. A sua vantagem é que é gratuito, daí a sua adopção significativa por parte dos sites. Mas isso tem efeitos colaterais, e já para serem sentidos em 2021.

Quando o Let's Encrypt viu a luz do dia pela primeira vez, ele solicitou que o seu próprio certificado root (ISRG Root X1) fosse incluído em todos os navegadores e sistemas operativos. Ao mesmo tempo, os certificados emitidos foram assinados pelo certificado IdenTrust DST Root X3. Ele existe há anos no Windows, macOS, Android e outros sistemas operativos.

Let's Encrypt

Certificado da Let's Encrypt expira e telefones com Android 7.1.1 (e anteriores) deixarão de aceder a milhões de sites HTTPS

A Let's Encrypt tem um acordo com a IdenTrust que expira a 1 de Setembro de 2021, e o grupo já anunciou que não tem a intenções de o renovar. Como resultado, todos os sistemas operativos que não têm o certificado root Let's Encrypt passarão por um deadlock. Ou seja, eles não conseguirão aceder a sites, e serviços, que usam os seus certificados para as ligações HTTPS. Por outras palavras, o Android 7.1.1, e as versões anteriores, não confiarão mais nos certificados do Let's Encrypt, a partir de Setembro de 2021. Portanto, a ligação com esses sites não será permitida.

Felizmente existe uma solução: use o Firefox. O navegador da Mozilla usa o seu próprio armazenamento de certificados, e continua a suportar o ISRG Root X1. Os sites com o certificado Let's Encrypt, portanto, poderão funcionar normalmente, mas o mesmo não será possivel em outras aplicações.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.