Android 15 vai chegar com suporte nativo para armazenamento de aplicações

Android 15 vai chegar com suporte nativo para armazenamento de aplicações

10 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Nos últimos anos os smartphones Android têm registado um aumento significativo no espaço de armazenamento em comparação com que era anteriormente oferecido. A verdade é que a memória interna dos nossos dispositivos muitas vezes não é suficiente para as nossas necessidades. Isso pode depender de vários fatores, além de toda uma série de ficheiros pessoais (fotos e vídeos) que podem ocupar muito espaço, também entram em jogo atualizações de sistema operativo e aplicações.

Deste ponto de vista, muitas vezes acontece que temos algumas aplicações instaladas que talvez não usemos com frequência, mas evitamos desinstalá-las porque podem ser úteis em algum momento, e não estamos dispostos a reconfigurar a mesma, sempre que é necessária.

O principal concorrente do Android, o iOS, permite que os utilizadores desinstalem uma aplicação sem excluir os seus dados. Para ser mais exato, a Google Play Store também possui uma opção semelhante chamada armazenamento de aplicações, mas ao contrário do iOS não está integrada ao sistema operativo. Tudo isso pode mudar no futuro, já que a Google parece estar a trabalhar para integrar esses recursos de armazenamento de aplicações diretamente no Android 15.

Suporte para armazenamento de aplicações pode ser integrado ao Android 15

Como antecipado, mesmo no mundo Android os utilizadores têm acesso a uma funcionalidade semelhante à oferecida pela concorrência, em 2022 a Google lançou esta ferramenta cujo objetivo era economizar aos utilizadores até 60% do espaço de armazenamento ocupado por uma aplicação “removendo partes da mesma em vez de desinstalá-la completamente”. O seu funcionamento é diferente do iOS, para simplificar, quando um programador implementa essa funcionalidade, é criado um APK adicional denominado “APK arquivado”, que é uma versão altamente reduzida da aplicação que é enviada aos dispositivos sempre que uma aplicação é arquivada.

No Android, porém, o utilizador não tem a possibilidade de arquivar manualmente uma aplicação, uma vez que estes só podem ser arquivados através da Google Play Store, portanto não é possível escolher que aplicações arquivar e quais manter. Além disso, a funcionalidade atualmente está estritamente associada à loja da empresa e, portanto, não é possível arquivar uma aplicação nas configurações do dispositivo.

Depois, há outro aspeto a considerar, o Android não obriga o utilizador a usar necessariamente a loja de aplicações da Google já que estão disponíveis várias lojas de aplicações de terceiros através das quais os utilizadores podem descarregar e instalar o software necessário. Esse tipo de fragmentação significa que cada loja de aplicações que deseja oferecer suporte a essa funcionalidade teria que criar a sua própria interface para fazer check-in e desarquivar. Fica, portanto, claro o quão útil seria integrar a funcionalidade de armazenamento de aplicações diretamente no sistema operativo Android.

[quads id=RndAds]

Mishaal Rahman identificou algumas pistas que nos levam a pensar em como a Google pretende integrar esse suporte ao Android 15. Examinando o Android 14 QPR2 beta, foram identificados novos comandos de teste (no Beta 2) que permitem aos programadores arquivar ou desarquivar as suas aplicações; na versão em questão a funcionalidade não estava realmente disponível mas, no Beta 3, o programador conseguiu habilitá-la fazendo diversas alterações, descobrindo a presença de um novo botão de arquivo na página de informações da app, para aplicações individuais.

Clicar no novo botão ativa o arquivamento da app, o botão é alterado para “restaurar” e o sistema troca o ícone original da app por outro com o ícone de download sobreposto na parte superior; porém, a funcionalidade não está totalmente funcional de momento. Na verdade não foi possível restaurar ou desarquivar uma aplicação que em tese, ao pressionar o botão dedicado, deveria enviar uma solicitação ao “instalador registado” da aplicação para cancelar o arquivamento.

Em suma, embora a nova função de armazenamento de aplicações não esteja a funcionar neste momento, é claro que a Google está a trabalhar para implementar esta inovação ao nível do sistema no Android 15.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.