Android 14 vai acabar com um dos maiores flagelos do Android
16 Agosto, 2023Previsto para chegar em forma de versão estável no final deste mês de agosto ou no início do próximo mês de setembro, o Android 14 continua a destilar as suas novidades. A versão beta 5 mais recente dá-nos a conhecer mais alguns dos seus recursos. Um deles abordará um conhecido flagelo dos utilizadores do Android: anúncios em ecrã completo. Extremamente dolorosos, muito em breve passarão a ser apenas uma lembrança do passado.
E como é que a Google pretende acabar com isso? Simplesmente atacando uma permissão específica concedida às aplicações, o USE_FULL_SCREEN_INTENT. É ela quem permite que uma notificação seja exibida em todo o ecrã do smartphone. É utilizado principalmente quando recebe uma chamada ou quando o alarme dispara. A novidade é que agora será possível desativar essa permissão nas aplicações que a solicitarem.
A partir daí, entendemos de onde vem a ideia da Google. Se não conceder essa permissão, uma aplicação não será capaz de mostrar uma notificação em ecrã completo. Longe vão os anúncios que usaram permissão para fazê-lo. É certo que este não é o único meio disponível para os programadores, mas é o mais fácil de desviar do seu uso inicial. A possibilidade de agir sobre isso é, portanto, bem-vinda.
Android 14 vai acabar com as notificações em ecrã completo
Depois de o Android 14 ser implantado, a permissão USE_FULL_SCREEN_INTENT será desativa por padrão para todas as aplicações que instalar. Contudo, as aplicações Relógio e Telefone não são afetados por essa regra para não atrapalhar o seu funcionamento normal.
No entanto, tenha em mente que isto não é retroativo. Caberá aos utilizadores desabilitar manualmente a autorização nos serviços já instalados antes da atualização do Android.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.